Academia Desportiva de Arcos de Valdevez sagra-se Campeã Nacional de Clubes da III Divisão
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Academia Desportiva de Arcos de Valdevez sagra-se Campeã Nacional de Clubes da III Divisão


O Campeonato Nacional de Clubes decorreu nos dias 30 e 31 de julho, competição dividida por duas pistas: no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, Leiria, decorreram os campeonatos da I e II divisão, e no estádio Municipal de Vagos, os da III divisão.

Depois de ter cumprido a fase de apuramento, a Academia Desportiva de Arcos de Valdevez deslocou-se a Vagos, como único representante do distrito de Viana do Castelo, com a "ambição de construir memórias, fazendo história."


O clube apresentou uma equipa "bastante jovem e reduzida, com apenas 11 atletas", refere Paula Costa, presidente da Academia Desportiva de Arcos de Valdevez, para fazer face às 21 disciplinas em competição. As “Minhotas Determinadas”, assim apelidadas dela FPA [Federação Portuguesa de Atletismo] na sua nota de imprensa, "lutaram e acreditaram até ao fim que o primeiro lugar do pódio não era apenas uma miragem e sim uma realidade a acontecer, apelando ao espírito guerreiro que que as caracteriza, não fossem elas da terra onde Portugal se fez, faz e fará…"

No primeiro dia de competição, "a Academia deixou bem claro ao que vinha", assegura a presidente do clube, terminando a jornada com a melhor pontuação, com duas provas com pontuação máxima: o salto em comprimento, onde Carolina Sousa ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 5m, terminando com 5,10m; e os 400m com Viviane Cunha, que depois de liderar os primeiros 300m, resistir ao regresso nos últimos metros de uma adversária, assegurou de forma segura a vitória.


"Nada estava conquistado e a luta adivinhava-se renhida pois 3 equipas estavam muito perto.", assinala Paula Costa.


O segundo dia começou da melhor maneira para a Academia, que abriu a jornada a vencer os 100m bar, o triplo salto com Celina Peneda e o salto com vara, através de Benedita Amorim, esta última batendo o record regional que já lhe pertencia. Estava dado o mote e o encorajamento necessários para o que se seguiria.


Naquela que foi "uma luta épica até á última prova", estafeta 4x400m, as atletas da Academia, com um total de 122 pontos, alcançaram o mais alto lugar do pódio, deixando a União de Tomar e a Juventude Ilha Verde (Açores) em segundo e terceiro lugar, respetivamente.


Para a história fica o grande feito de um grupo (Paula Costa, Tânia Anis, Juliana Galvão, Celina Peneda, Viviane Cunha, Daniela Fornelos, Benedita Amorim, Stacy Canossa, Carolina Sousa, Letícia Rodrigues e Regina Amorim) aguerrido, que "pela persistência, tenacidade e perseverança, vai acreditando no processo e vai levando o nome de Arcos de Valdevez aos lugares mais altos das pistas de atletismo nacional."






0 comentário
bottom of page