Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Agatha Christie evocada no projeto "Memórias Literárias" em Ponte de Lima

O Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, vai evocar a “rainha do romance policial” no ano em que se assinala a publicação do seu primeiro livro de literatura policial e no mês em que se celebra 130 anos do seu nascimento.


Agatha Christie evocada no projeto "Memórias Literárias" em Ponte de Lima

Agatha Christie, especialista em tramas que envolvem casarões, heranças, disputas, mágoas, famílias e jogos com enredos surprendentes, criou personagens que marcaram a literatura policial e que a elevaram a um estatuto superior.


Publicou o seu primeiro romance policial intitulado O Misterioso Caso de Styles, em 1920, dando a conhecer, pela primeira vez, o icónico detetive Hercule Poirot, que marcou o ponto de viragem neste subgénero literário.


Deixou-nos 66 romances policiais, 19 peças de teatro e diversas coletâneas de contos que inspiraram uma infinidade de adaptações para o cinema e para a TV.


A escritora notabilizou-se, sobretudo, por popularizar a mais recorrente fórmula de trama policial: o whodunnit (quem matou?, em tradução livre), que colocava vítimas, suspeitos e detetives em jogos de charadas cuja resposta só aparecia no final.


Relembra-se que este projeto denominado de “Memórias Literárias” foi iniciado com o poeta António Porto-Além. A segunda edição foi dedicada a Eça de Queirós e esta terceira tiragem destaca Agatha Christie, uma das mais prolíferas autoras da literatura mundial.

Associe-se a este tributo, visite a Biblioteca Municipal e encontre a mostra biobliográfica “Reler Agatha Christie” que preparamos para si sobre esta escritora de origem britânica.

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV