Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Pub

Agenda da Inovação Viana 2030 já reuniu 1.000 participações

A Agenda para a Inovação Viana 2030 já reuniu cerca de 1.000 participações de munícipes, entre respostas por escrito ao inquérito em papel ou contributos através do inquérito digital. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo defende que este é “um exercício essencial para o desenvolvimento sustentado do concelho”, considerando determinante a “reflexão dos vianenses sobre o seu futuro e sobre o que pretendem ver implementado no concelho” para a Agenda que pretende ser uma atualização do Plano Estratégico para a próxima década.


“A participação dos munícipes excedeu as expetativas, como nunca tivemos no passado. Não posso deixar de agradecer e realçar os excelentes contributos que os vianenses apresentaram”, vaticinou o autarca.


Em conferência de imprensa de balanço dos primeiros meses de preparação do documento, José Maria Costa referiu que os vianenses identificaram como essenciais as áreas do Turismo, Juventude, Apoio Social, Cultura, Educação e Desporto, que vão agora ser debatidas em fóruns temáticos. O edil indicou ainda que a Economia do Mar será uma prioridade, bem como o Conselho de Concertação Estratégico, que será instalado no mês de abril.


O responsável indicou ainda que, entre 2010 e 2020, Viana do Castelo investiu 200 milhões de euros no território, num “investimento com muito significado” que permitiu aumentar a capacidade empresarial do concelho, aumentar o emprego, aumentar de forma “ciclópica” as exportações para que a capital do Alto Minho seja o 16º concelho mais exportador a nível nacional, reorientando ainda a empregabilidade, já que atualmente 13% dos empregados existentes no concelho têm qualificação superior.


Recorde-se que a Agenda para a Inovação começou a ser construída a 4 de agosto do ano passado, com a realização de um primeiro fórum. Face aos constrangimentos provocados pela situação pandémica, a primeira versão do documento deverá ser apresentada em finais de abril.


É objetivo desta Agenda para a Inovação dar coerência e interligar grandes investimentos que estão assegurados e ainda identificar e projetar novos investimentos, no Quadro de Inovação e Desenvolvimento Sustentado. O documento deverá refletir a visão dos munícipes, das escolas, das empresas e das instituições do concelho sobre o futuro coletivo do concelho.


Será ainda promovido um estudo de opinião sobre avaliação e expectativas dos vianenses, realizando-se também reuniões de brainstorming e focus group após recolha dos inquéritos. O documento será apresentado em conclusão num fórum final, antes de ser validado pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

0 comentário

Publicidade

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2021 Peneda Gerês TV