Almoço de Natal reuniu perto de 300 utentes das IPSS’s de Arcos de Valdevez | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 2 horas
- 2 min de leitura
03 de dezembro, 2025.
Cerca de 300 utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Arcos de Valdevez participaram no tradicional Almoço de Natal, promovido pelo Município, reforçando o espírito de união e afeto que marca a quadra. O evento, que decorreu na Quinta da Parada, foi animado por música, alegria e pela celebração da causa comum do bem-estar da comunidade.
O convívio natalício, organizado pelos serviços de Ação Social da autarquia de Arcos de Valdevez, teve início com a celebração de uma Eucaristia, conduzida pelo Padre Vítor Fernandes, preparando os ânimos para o almoço que se seguiu. O ponto alto da tarde foi a distribuição de prendas de Natal a todos os utentes, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, e das Vereadoras Marlene Barros e Angélica Leite. A distribuição dos presentes sublinhou a dedicação do Município à sua população sénior e o carinho da época.

O encontro de Natal reuniu utentes e cuidadores de diversas instituições do concelho, "demonstrando a ampla colaboração" entre o Município e a rede social, no qual estiveram representados:
Centro Paroquial e Social de Guilhadeses;
Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade;
Centro Paroquial e Social de Rio Frio;
Centro Paroquial e Social de Soajo;
Centro Paroquial e Social de S. Jorge;
Centro Paroquial e Social do Vale;
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Arcos de Valdevez;
Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez;
CAPI – Comissão de Apoio à População Idosa.
A Câmara Municipal reforçou "a importância destes momentos de partilha e convívio, que vão além da mera celebração". Em nota, a autarquia enfatiza que estes eventos “protegem laços de carinho na nossa população sénior e permitem envolver gerações em torno de uma causa comum: o bem-estar da comunidade”.
O Almoço de Natal das IPSS's "é uma iniciativa que se consolida anualmente como um pilar no reforço dos laços intergeracionais e na promoção da qualidade de vida" dos mais velhos em Arcos de Valdevez.








