Alteração aos emissores da TDT já arrancou em Portugal
Arrancou, em Sines, no passado dia 7 de Fevereiro, a primeira das fases à alteração do emissor da TDT em Portugal. A segunda fase passará pelo Algarve e a partir dai o processo avança em direção ao norte.

O processo de alteração aos emissores chega com a a implementação da cobertura 5g
A entidade reguladora, Anacom, já informou de que não há qualquer necessidade de alterar ou de comprar novos aparelhos. O consumidores manter-se-ão com o serviço de televisão gratuita e continuarão a ter acesso aos canais generalistas. A mesma entidade aconselha a algum cuidado relativamente a fraudes com a venda nos pacotes de TV, net e voz (televisão a cabo) que poderão surgir.
O seu televisor ficará com o ecrã negro
Será fácil saber quando o emissor da sua região estiver a ser alterado: a imagem da sua televisão ficará negra, pelo que, será uma situação normal. Bastará que sintonize a televisão e voltará tudo à normalidade.
Leilão das frequências para o 5G acontece em abril de 2020
A rede 5G é já uma realidade em Portugal e as operadoras estão a preparar as infraestruturas. A atribuição de frequências para a prestação de serviços 5G vai acontecer em abril de 2020.
A ANACOM é a entidade encarregue de levar a cabo o leilão para atribuição dessas frequências 5G às operadoras portuguesas de telecomunicações.
"A atribuição dos direitos de utilização de frequências deverá ser sujeita a um procedimento de leilão, por se tratar de um processo potencialmente mais transparente e objetivo para todos os interessados e menos intrusivo nos planos de negócio dessas entidades", afirma o regulador liderado por João Cadete de Matos.
No total vão ser leiloados 13 lotes em 6 faixas da rede 5G, incluindo a dos 700MHz, que atualmente está ocupada com a TDT (Televisão Digital Terrestre).
Relativamente aos arquipélagos das ilhas que formam a Madeira e os Açores, a ressintonia dos emissores estará prevista para Junho, mês em que se prevê a conclusão das alteração da televisão digital terreste.
Foi criada uma linha de apoio gratuita (800 102 002)que funcionará entre as 09h e as 22h que servirá para resolução de problemas e esclarecimento de questões relacionadas com a TDT.
Para esclarecimentos adicionais consulte:
https://selectra.pt/tv-net-voz/noticias/anacom-leilao-5g
https://adslfibra.pt/servicos-gestoes/cobertura/5g