top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Alunos do 4.º ano de Vila Nova de Cerveira realizaram rastreios ao daltonismo

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promoveu, esta semana, mais um rastreio ao daltonismo nos três centros escolares do concelho, no âmbito do “Programa ColorADD nas Escolas”, uma iniciativa que visa a deteção precoce desta patologia. Foram abrangidos cerca de 90 alunos do 4.º ano de escolaridade.




crianças realizando rastreios à vista

Com a presença da Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, cerca de 90 crianças a frequentar o 4.º ano de escolaridade participaram neste rastreio, levando para casa um Kit-oferta da autarquia composto por um saco, com lápis de cor com os símbolos da ColorADD.Social e um livro de atividades (pintura e desenho).

kit ColorAdd para daltónicos

A visita de uma equipa dinâmica e multidisciplinar da ColorADD.Social, complementada com elementos de uma ótica local, foi dinamizada em três momentos: um primeiro de sensibilização para o problema do daltonismo e os seus constrangimentos; a ação  denominada “Ver e Sentir as Cores”, possibilitando a experiência de ver o mundo pelos olhos de um daltónico e, assim, sentir na primeira pessoa as dificuldades e constrangimentos desta limitação; e, por último, a realização do rastreio precoce do daltonismo e da acuidade visual, permitindo para fazer o despiste de outros problemas de visão e identificar possíveis casos de daltonismo.

crianças com óculos 3D vendo livros como os daltónicos

A ColorADD.Social é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a consciencialização sobre o daltonismo e a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, alertando para os constrangimentos resultantes desta limitação e apresentando uma linguagem inclusiva, universal e transversal – o código ColorADD.



0 comentário

Comentários


bottom of page