Alunos do Agrupamento de Escolas de Monção aprendem a jogar xadrez
- Fernanda Pinto Fernandes
- 31 de out. de 2024
- 1 min de leitura
31 de Outubro, 2024
No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC's), os alunos do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Monção, no total de 525, distribuídos por quatro estabelecimentos de ensino, têm a possibilidade de aprender e praticar xadrez.

Esta atividade inovadora, iniciada no presente ano letivo, é uma das quatro componentes das AEC's no concelho. As outras são: Mentes Digitais (informática), Corpo em Movimento (desporto) e Arte em Ação (plástica, musical e dramática).
Na tarde de ontem, a Vereadora da Educação, Daniela Fernandes, assistiu a uma aula na Escola Básica da Estrada, em Mazedo. Nas suas palavras, “o primeiro balanço da integração do xadrez nas AEC's é bastante positivo. Feita de uma forma lúdica, esta aprendizagem favorece a atenção e a concentração das crianças, componentes essenciais do processo educativo”.

O xadrez propicia raciocínio matemático, capacidade de abstração, concentração mental e regulação emocional, sendo uma atividade que permite às crianças analisar e resolver determinadas situações, através de uma abordagem ponderada e estratégica.
Os alunos começam por aprender os conceitos básicos, como o conhecimento das peças e os respetivos movimentos, passando, posteriormente, para versões mais avançadas do jogo. De acordo com o nível de atenção, curiosidade e interesse, cada criança adquire o seu próprio ritmo de aprendizagem e desenvolvimento.

A frequência das AEC's tem caráter facultativo, podendo as crianças, a qualquer momento, entrar e sair das modalidades propostas. São ministradas na Escola Básica José Pinheiro Gonçalves, na sede do concelho, na Escola Básica de Estrada, em Mazedo, na Escola Básica de Pias, e na Escola Básica de Vale do Mouro, em Tangil.
Comentários