top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Alunos vianenses debatem temas diversos com Presidente da Câmara no primeiro encontro "Viana é Tua"

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou esta quarta-feira presença na primeira sessão do projeto municipal “Viana é Tua”, que aconteceu na Escola e Básica e Secundária Pintor José de Brito, em Santa Marta de Portuzelo. O encontro permitiu o diálogo entre o autarca e os 45 alunos do 10.º e 11.º ano dos cursos de Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicas.




homem falando de pé para vários alunos sentados numa sala

Na sessão, foram abordadas diversas temáticas do interesse dos mais jovens, nomeadamente, a saúde mental, os transportes e a mobilidade, bem como a comunicação entre cidadãos e políticos.


No final do encontro, os jovens consideraram que esta iniciativa foi esclarecedora e lhes permitiu conhecer os espaços de participação, os programas municipais dedicados à juventude, ficando o compromisso, por parte do Presidente da Câmara, de voltar a promover este tipo de sessões, reconhecendo que “a sensibilidade e a consciência social dos mais jovens é bastante grande”.

homem de perfil, olhando em frente

Também a Vereadora da Juventude, Carlota Borges, marcou presença neste momento, apresentando o projeto “Viana é Tua”, bem como o Vereador da Educação, Manuel Vitorino.

Recorde-se que, em fevereiro, o Presidente da Câmara apresentou, no Conselho Municipal da Juventude (CMJ), este novo projeto municipal que visa “criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo”. Para tal, Luís Nobre vai percorrer todas as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses.


Assim, o projeto “Viana é Tua” tem os seguintes objetivos: promover os projetos para a juventude da autarquia (Cartão Jovem Municipal, Concurso “Viana Jovens com Talento”, Concurso “Viana Jovens Empreendedores”, Bolsas de Estudo, Revista Viana Jovem e Gabinete da Juventude); auscultar a juventude vianense sobre as suas prioridades e necessidades; envolver e comprometer os jovens com a sua comunidade; encetar uma efetiva política de proximidade junto das jovens gerações.


Ao longo de 2023, irão decorrer ações como esta nas escolas do concelho, com ensino secundário, profissional e superior, criando momentos de contacto e conversa entre os jovens vianenses e os decisores políticos, num ciclo do diálogo jovem.

sala repleta de pessoas sentadas num anfiteatro

O “Viana é Tua” pretende reforçar o compromisso do Presidente da Câmara Municipal com toda a comunidade vianense, nomeadamente com a juventude. Os contributos partilhados pelos jovens vianenses ao longo das sessões serão compilados num documento, com vista a influenciar e a contribuir para o Plano de Ação do Município e para a construção do primeiro Plano Municipal de Juventude de Viana do Castelo, em linha com Planos e Estratégias nacionais, europeias e mundiais. O slogan do projeto é “O futuro constrói-se hoje”.


No final da sessão, o Presidente da Câmara visitou ainda a empreitada na Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, que está a sofrer obras de requalificação no valor de 2,258 milhões de euros.

pessoas caminhando de pé no exterior de uma escola



0 comentário

コメント


bottom of page