Ano letivo em Coura arranca com artes, movimento e tecnologias para uma vida saudável
- Fernanda Pinto Fernandes
- 10 de set. de 2024
- 4 min de leitura
10 de Setembro, 2024
Promover a vida saudável, as artes, o movimento e as tecnologias é o propósito do plano educativo elaborado pelo Município de Paredes de Coura para este ano letivo, que se conjuga nas AEC-Atividades de Enriquecimento Curricular para os alunos do 1º ciclo e que contemplam atividades como ioga, mindfulness, robótica, construções Lego, expressão artística, música, mas também o judo, basquetebol e futebol, e até a nutrição com uma disciplina acompanhada de nutricionista.

Com isto, explica a autarquia em nota de imprensa, "procura-se contribuir para o desenvolvimento harmonioso dos jovens courenses, complementado pela componente curricular em articulação com o Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura e a EPRAMI-Escola Profissional do Alto Minho Interior. O plano de atividades do serviço educativo integra diversos projetos propostos às escolas do concelho e abrange todos os ciclos de ensino, procurando assim que os nossos jovens também disponham das mesmas ferramentas de aprendizagem que outros alunos dos grandes centros urbanos."
MAIS DE UM MILHÃO DE EUROS NA REABILITAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA DO 1.º CICLO
À semelhança de anos anteriores, a autarquia courense fornece material escolar aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, comparticipando diretamente aos pais dos alunos com escalão A e B na aquisição de livros de fichas, mas também comparticipa nas visitas de estudo e atividades extracurriculares como música, ioga e judo, bem como com o transporte escolar gratuito.
Assim, desde o pré-escolar que os alunos têm acesso ao ensino de música e movimento, à prática do judo, ioga e mindfulness. O recurso às peças LEGO como ferramenta lúdica e pedagógica é outra das vertentes proporcionadas pelos técnicos da Caixa dos Brinquedos junto da comunidade educativa e das escolas, da mesma forma que a companhia de teatro Comédias do Minho leva o serviço educativo a todos os níveis de ensino.
Entretanto, foram concluídas as obras de reabilitação da Escola Básica do 1.º Ciclo, que transformou o renovado equipamento numa escola de cara nova, mais bonita, mais funcional, mais bem apetrechada e com melhores condições de segurança, num investimento que ultrapassou 1 milhão de euros.
PRÉ-ESCOLAR
Música e Movimento
O Município de Paredes de Coura, com o objetivo de garantir que os alunos do concelho tenham acesso ao ensino da música desde a creche até ao 9.º ano de escolaridade, financia o ensino da música e movimento em todos os jardins de infância do concelho. Esta ação conta com a parceria da Academia de Música de Viana do Castelo que assegura o acompanhamento pedagógico.
A área da Expressão e Comunicação é, neste nível de ensino, considerada essencial para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Partindo da implementação da expressão musical, o desenvolvimento das competências centra-se ao nível de 5 eixos fundamentais: escutar, cantar, tocar, dançar e criar, explorando os domínios da expressão vocal, instrumental e corporal, escuta musical, dança e expressão dramática.
Judo
O município assegura a prática de Judo a todas as crianças do pré-escolar. Modalidade olímpica desde 1972, o Judo é recomendado pela UNESCO como um dos desportos mais adequados para a formação das crianças e adolescentes, já que a sua essência assenta em princípios como a disciplina, o equilíbrio entre corpo e mente, a atenção, a concentração e a reflexão mental, contribuindo para o desenvolvimento da noção de respeito por si próprio e pelos outros.
Ioga
Nas aulas de ioga disponibilizadas a todos os alunos do ensino do pré-escolar pretende-se que as crianças aprendam a ouvir-se umas às outras, promovendo o equilíbrio, a força e a flexibilidade. As crianças aprendem a respirar, a controlar e a viver as suas emoções com consciência.
Oficina de Expressão Musical
Na primeira infância, a música é uma área essencial para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Com o ensino da música, cujas vantagens são conhecidas, reforça-se a componente humanista, estimula-se a criatividade, a capacidade de trabalhar em grupo e, sobretudo, a capacidade de ouvir e respeitar os pares, desde cedo, numa parceria pedagógica que envolve o Agrupamento de Escolas e a Academia de Música de Viana do Castelo.
Caixa de Brinquedos vai ao jardim
O município, através da Caixa de Brinquedos, leva as peças coloridas LEGO aos alunos do pré-escolar. Nas sessões, orientadas por um técnico municipal, são trabalhadas competências como a resiliência, a coordenação motora, a criatividade, a capacidade de planeamento, a orientação espacial e a comunicação não verbal, entre outras.
1.º CICLO
Música
Nas Oficinas de Música dirigidas ao 1.º Ciclo espera-se que os alunos desenvolvam competências de discriminação auditiva, vocais e instrumentais diversificadas, criativas e de experimentação, competências transversais consideradas essenciais. Pretende-se ainda um desenvolvimento do pensamento e gosto musical. As aulas são ministradas pela Academia de Música de Viana do Castelo em coadjuvação com o professor titular da turma.
LEGO vai à escola
As peças LEGO como recurso educativo na matemática e em outras áreas do saber. Os brinquedos coloridos são recursos lúdicos que devido à sua extrema versatilidade podem ser utilizados nas mais diversas disciplinas. Os professores interessados deverão contactar a Caixa de Brinquedos para a definição das necessidades da turma/disciplina/AEC e assim definirem o plano de ação.
Atividades Diferenciadas
Ao longo do ano letivo existem outras atividades pontuais para a comunidade escolar realizadas no âmbito do serviço educativo, do projeto pedagógico das Comédias do Minho, etc.
Commentaires