top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

APPACDM de Viana do Castelo promoveu encontro internacional sobre desportos aquáticos para todos

A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Viana do Castelo dinamizou, com parceiros internacionais de França e Polónia, uma semana de desenvolvimento e partilha de práticas de desportos aquáticos para pessoas com deficiência intelectual, para o encontro transnacional do projeto Aquality Erasmus+Sport.




pessoas em canoas no rio, com vista de fundo da cidade

A semana iniciou-se com uma visita às instalações da Unidade de Areosa da APPACDM de Viana do Castelo, onde foi possível dar a conhecer as dinâmicas da Escola de Educação Especial, do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão, do Centro de Formação Profissional e do Centro de Emprego Protegido, entre outras, que se realizam na instituição.

A prática de desportos náuticos passou pelo Stand Up Paddle, com uma sessão de SUP Para Todos, dinamizada pela equipa Desporto Para Todos da instituição, seguindo-se o Remo com colaboração do clube Viana Remadores do Lima, mais o Surf em articulação com o Clube Náutico e Ambiental do Neiva e ainda a Canoagem com o apoio da Darque Kayak Clube.


"Nestas sessões promoveu-se a partilha de práticas mas também o convívio internacional entre pessoas com deficiência que são apoiadas por instituições de países diferentes, tendo sido muito importante a participação dos técnicos e utentes das unidades e delegações da APPACDM de Viana do Castelo", sublinha aquela instituição em nota de imprensa.


No dia 21 de setembro, a APPACDM de Viana do Castelo realizou, com os parceiros internacionais e apoio de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023, o Seminário Internacional “Aquality: Aquatic sports for people with intelectual disability”, no Centro de Mar (Navio Gil Eannes).

3 pessas sentadas a uma mesa numa conferência de imprensa

A abertura do seminário contou com a presença de Catarina Silva, Chefe da área da Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo e de Júlio Viana, Vice-presidente da direção da instituição. Avançou-se para a comunicação de Mathieu Carpentier do Conseil Départemental du Finistère, (França) seguindo-se Michalina Dulny de PSONI Koło w Elblągu. (Polónia). Pedro Fornelos, coordenador do projeto Desporto Para Todos, moderou este seminário e apresentou também a abordagem da APPACDM de Viana do Castelo às atividades aquáticas para pessoas com deficiência intelectual, no âmbito do projeto Aquality. No final, houve lugar a uma surpresa preparada pelo Curso de Atividades da Vida Hoteleira, da Formação Profissional da Unidade de Areosa.


Como não podia deixar de ser, houve ainda tempo e oportunidade de apresentar a Cidade de Viana do Castelo aos parceiros internacionais, que regressaram aos seus países com várias experiências e conhecimentos para partilhar, mas também, muita vontade de regressar.

grupo de pessoas junto a um fontanário
o grupo visitou a cidade de Viana do Castelo, passando por locais como o centro histórico

grupo de pessoas sentadas no escadório de um santuário
O Santuário de Santa Luzia foi outro dos pontos "obrigatórios" para quem visita a cidade

Fotos: Desporto Para Todos - APPACDM de Viana do Castelo www.facebook.com/dptappacdm




0 comentário

Comments


bottom of page