top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez acolhe II Encontro Internacional da Rede Horrea, que estuda e valoriza espigueiros

Entre os dias 19 e 21 de maio, Arcos de Valdevez acolhe o II Encontro Internacional da Rede Horrea, organizado pelo Grupo Horrea, um grupo de estudo e investigação em torno dos espigueiros da Península Ibérica.






espigueiro em pedra, numa fotografia antiga, a preto e branco

Em colaboração com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, o encontro internacional englobará reuniões de trabalho, palestras, visitas, bem como a exibição de documentários.


Nesta edição, a organização realizará um workshop de construção de canastros de varas, em duas sessões, que será um interessante momento de partilha e transmissão de conhecimento desta técnica construtiva em desaparecimento, e tão comum no concelho de Arcos de Valdevez, com grandes concentrações de canastros deste género em Vilarinho do Souto e de Vilar de Suente, entre outros.


Para além do estudo deste património vernacular de grande importância, com a realização deste congresso é também intenção da organização formalizar a Rede Horrea, abranger novos parceiros e definir os próximos passos da elaboração da Candidatura à UNESCO das várias tipologias de espigueiros europeus, sobretudo ibéricos.


Programa completo disponível aqui .





0 comentário
bottom of page