top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez acolhe IV Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas

Vai ter lugar amanhã, 6 de maio, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, o IV Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas, uma organização do Cenfipe – Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de educação das escolas do Alto Lima e Paredes de Coura, Município de Arcos de Valdevez, Agrupamento de Escolas de Valdevez e Agrupamento de Escolas de Freixo.




3 cartazes iguais com uma montanha, céu azul e vegetação verde

Estarão presentes neste congresso transfronteiriço diferentes especialistas de Portugal e Galiza, abordando a temática sobre fenómenos extremos e seus impactos, mudanças climáticas e responsabilidade civil dos organismos oficiais (Instituto Português do Mar e da Atmosfera e MeteoGalicia). A organização destaca neste congresso, a apresentação dos planos de ação climática de âmbito municipal (PMAAC) e regional (Galiza), com medidas concretas de adaptação às alterações climáticas.


O presidente do IPMA, Miguel Miranda, e os investigadores geofísicos da UTAD (João Santos) e da Universidade de Vigo (Susana Bayo), farão comunicações sobre estudos seus mais recentes. O subdiretor da MeteoGalicia e Joaquim Alonso do CIBIO vão apresentar planos de ação climática. Adriano Bordalo e Sá, das Ciências Biomédicas e Hugo Parente irão abordar os impactos climáticos na saúde.


Nesta jornada será apresentado o projeto de rede integrada municipal de estações meteorológicas de Arcos de Valdevez, um projeto destinado ao apoio às diversas atividades económicas e serviços locais.


PROGRAMA

Sessão de abertura (9h30)


Painel 1 – Meteorologia no NW Peninsular (10h-12h30)


“Eventos meteorológicos extremos de 2022 e a afetação na má qualidade do ar da região Minho” - Sérgio Bastos e alunos do MeteoFreixo


“VezMeteo” e “Microclimas do NW Peninsular e o Projeto Transfronteiriço de Meteorologia Escolar” - AE Valdevez / Marcos Soto - Colégio Barreiro (Vigo)


“2021 e 2022, os anos das evidencias do Cambio Climático en Galicia” - Susana Bayo Bestero – Universidade de Vigo (Dep. de Física)


“Plano Regional de Adaptação Climática na Galiza - Estrategia Gallega de Cambio Climático y Energía 2050” - Isaac Gómez Piñeiro – Subdirector Xeral de Meteoroloxía e Cambio Climático e Diretor da MeteoGalicía


Pausa (12h45m – 14h)


Painel 2 – Alterações climáticas no NW Peninsular – Passado, presente e cenários futuros (14h30-18h)


“IPMA - Responsabilidade cívica e influência nas decisões políticas” - Jorge Miguel Miranda – Presidente do IPMA


Certificação da estação meteorológica CCV Padre Himalaya pelo IPMA (15h00)


"Alterações climáticas: um problema global que exige adaptação local" - João Santos – Universidade da UTAD (Dep. de Física da Escola de Ciência e Tecnologia)


“Impactos climáticos e risco bacteriológico na saúde pública” - Adriano Bordalo e Sá - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto


“Alterações climáticas, imunidade e doenças reumáticas” - Hugo Parente – Hospital do Alto Minho


“Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas dos Arcos de Valdevez (PMAAC)” - Joaquim Alonso – CIBIO.inBIO/UP e proMETHEUS/IPVC


Debate (18h00)

Sessão de encerramento (18h45)





0 comentário

Comments


bottom of page