top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez acolheu Encontro de Verão das Academias do Bacalhau

No passado dia 16 de agosto, Arcos de Valdevez acolheu o Encontro de Verão das Academias do Bacalhau, este ano organizado pela Academia do Bacalhau de Bordéus, em colaboração com a Câmara Municipal arcuense. Estiveram presentes as Academias de Bordéus, Paris, Rouen, Costa do Estoril, Porto e Minho.




homens e mulheres de pé junto a bandeiras azuis da confraria do bacalhau

Este grupo foi recebido no Paço de Giela, onde o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, lhes deu as boas-vindas e fez uma abreve apresentação do concelho e suas potencialidades, lembrando "a importância de se reforçar a ligação com as comunidades pois ela traz vantagens para o desenvolvimento cultural, social e económico do concelho."

torre de castelo em pedra com pessoas a circular em baixo

homem de pé discursando perante uma plateia sentada

Após este momento, realizaram um percurso pela zona histórica da Vila e visitaram alguns Espaços Culturais.


A solidariedade é o ponto comum de todas as Academias do Bacalhau em todo o mundo. Os fundos angariados com este encontro serviram para apoiar a Casa de Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica da Delegação da Cruz Vermelha de Arcos de Valdevez.

grupo de pessoas erguendo copos de vinho no ar, em celebração

De lembrar que a primeira Academia do Bacalhau nasceu em 1968 em Joanesburgo, África do Sul, onde na altura viviam e trabalhavam cerca de um milhão de portugueses. As Academias do Bacalhau têm como objetivos fomentar, encorajar e desenvolver laços de amizade, cooperação e confraternização; fomentar, encorajar e desenvolver iniciativas que contribuam para a difusão da cultura e dos valores tradicionais dos países donde são oriundos os compadres assim como a cultura e os valores dos países onde se situa a Academia do Bacalhau e fomentar, encorajar e desenvolver assistência moral e material a instituições de beneficência.





0 comentário

Comments


bottom of page