Arcos de Valdevez apoia produtores locais, comércio e turismo com selo de certificação “Terras do Vez – Sabores e Tradições” | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez apoia produtores locais, comércio e turismo com selo de certificação “Terras do Vez – Sabores e Tradições”

O Município de Arcos de Valdevez apresentou, esta terça-feira, 5 de março, o Programa de Apoio aos Produtores Locais, Comércio e Turismo de Arcos de Valdevez, que tem como objetivo alavancar e valorizar os produtos e produtores locais, certificando a sua origem através de um selo que os aderentes poderão exibir nos seus estabelecimentos comerciais. Até ao momento, foram aprovadas 15 candidaturas de produtores de Arcos de Valdevez.




homens e mulheres posando para a foto junto a uma mesa com produtos locais

“Esta é a nossa marca; é a marca do território, um território que se quer com produtos bons, produtos excelentes, feitos por gente que sabe e, acima de tudo, produtos que são também eles próprios inovadores”, defendeu o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, na apresentação deste programa, que decorreu no Centro de Informação e Turismo e contou com a presença da Vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Rural, engenheira Beatriz Silva.

homem no meio de duas mulheres numa apresentação

Assim, a marca ou selo “Terras do Vez – Sabores e Tradições” visa a promoção, valorização, escoamento e turismo dos produtos “que passam a estar disponíveis nos sites, nas redes sociais, passam a fazer parte dos produtos quando a Câmara participa em eventos de promoção de produtos ou outros eventos, como feiras internacionais ou nacionais, para que os possamos levar sob esse chapéu, chamado catálogo Terras do Vez”, explicou João Manuel Esteves.


Até ao momento, foram aceites 15 candidaturas de produtores locais, que fabricam produtos como carnes frescas, mel e compotas, queijo e derivados, hortícolas e frutas, vinhos verdes e licores, padaria e pastelaria tradicional. Nesta sessão, foram, pois, assinados os 15 contratos de adesão.


CÂMARA VAI ATRIBUIR INCENTIVOS A QUEM COMERCIALIZAR E VENDER PRODUTOS LOCAIS A CONSUMIDORES FINAIS


Os produtores que integram este catálogo de produtos vão poder afixar nos seus estabelecimentos comerciais o selo “Terras do Vez – Sabores e Tradições”, que garante que “os produtos cumprem um conjunto de regras na sua produção, como DOP, DOC, IGP, que correspondem a um conjunto de regras de elaboração tradicionais, e que atestam que os produtos são de Arcos de Valdevez, feitos por produtores de Arcos de Valdevez, ou com produtos de Arcos de Valdevez”, disse o autarca.

auditório com várias pessoas

“Aos estabelecimentos comerciais e aos estabelecimentos de restauração que vendam ao consumidor final, a Câmara Municipal dá um apoio de 25% da fatura que esses estabelecimentos apresentarem de compra destes produtos a estes produtores”, adiantou João Manuel Esteves, afirmando que se trata de uma forma de “ampliar o leque de pessoas que vão entrar em contacto com estes produtos” e acrescentando que o objetivo é “incentivar a compra dos produtos locais, funcionando como veículo de promoção”.

cartaz com catálogo dos produtos Terras do Vez

O Presidente da Câmara adiantou ainda que “ao longo do ano, este apoio poderá atingir o valor de 1200€”, nesta primeira fase de implementação, mas que “este valor poderá eventualmente ser alterado, dependendo das circunstâncias e do número de aderentes”.

 

O selo “Terras do Vez – Sabores e Tradições” integrará um catálogo de produtos que a Câmara Municipal pretende levar, em breve, a feiras internacionais, como a Feira de Nanterre (22 a 24 de março), Feira de Cenon e Feira de Toulouse, em França, adiantou o autarca arcuense, relembrando que a Autarquia promove outros eventos, em que estes produtos podem figurar, como o Desfile de Bois da Páscoa, a Expovez, o Festivinhão, o Paço de Giela e o Recontro de Valdevez, assim como a Feira de Artes e Ofícios de Soajo, e a Nª Sª da Peneda, para dar alguns exemplos.


Se é produtor de Arcos de Valdevez e pretende aderir a este Programa de Valorização dos Produtores e Produtos Locais, consulte toda a documentação necessária em: https://www.cmav.pt/p/valorizar .



0 comentário
bottom of page