Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Arcos de Valdevez aprova maior execução da última década

O Município de Arcos Valdevez aprovou prestação de contas de 2019 com a maior execução da última década, superando os 25 milhões de euros.


Arcos de Valdevez aprova maior execução da última década

A par da maior execução orçamental, a Autarquia registou um superavit corrente na ordem dos 21%, que originou um saldo de poupança corrente de cerca de 4 milhões de euros, dando assim cumprimento à regra de equilíbrio orçamental e ao reforço da capacidade de investimento. Reduziu a dívida para os 4,1 milhões de euros, e reforçou a margem disponível de endividamento a utilizar em mais de 5 milhões de euros.


A relação de proximidade com os arcuenses e de parceria com várias entidades concelhias também foi reforçada, com realização de transferências superiores a 4,3 milhões de euros, de apoio às famílias, à educação e ação social e à dinamização da atividade económica, cultural, desportiva e recreativa no concelho.


As Grandes Opções do Plano assumiram, em 2019 um investimento global de 12,7 milhões de euros, sendo o maior investimento nas funções sociais, de 8 milhões de euros, seguindo-se as funções económicas, com mais de 2,6 milhões de euros.


O ano 2019 ficou marcado pela conclusão da obra da EB 2,3/S e do Centro Interpretativo do Barroco, o início das intervenções na Oficina de Criatividade Himalaya e a realização de grandes investimentos na rede de estradas, abastecimento de água e saneamento, iluminação e recolha de resíduos, por todo o concelho. A requalificação urbana, a beneficiação de parques e jardins e o reforço da rede de fibra ótica. A colocação de relvados sintéticos nos campos de futebol do Távora e do ADECAS, a conclusão do Museu de Água ao Ar Livre, a beneficiação das ecovias e a criação de um espaço de promoção do vinho verde e dos produtos locais.


Na promoção da atratividade das empresas, do comércio e do turismo, a Autarquia disponibiliza espaços industriais a custos competitivos, um conjunto de incentivos à instalação e ampliação de empresas e promove a reabilitação urbana com a concessão de benefícios fiscais.


Todo este investimento, é potenciado pelo Município e vários parceiros, através da realização de vários eventos de cariz social, económico, cultural, desportivo e recreativo, indispensáveis à promoção e divulgação do concelho e das suas potencialidades, à criação de emprego e rendimento e ao aumento da fixação, regresso e atração de pessoas.


Para o Presidente da Câmara, João Manuel Esteves “Este resultado é fruto de uma gestão autárquica responsável e de proximidade, em articulação com as entidades parceiras e os arcuenses, com o objetivo de construir um concelho com mais oportunidades, mais inovador, mais sustentável e mais atrativo, para quem cá vive e trabalha e para quem cá investe e nos visita.


#economia #local

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV