Arcos de Valdevez aprova Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 no valor de 33 milhões de €
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez aprova Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 no valor de 33 milhões de €



O Município de Arcos de Valdevez dá nota de que aprovou em Reunião de Câmara, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano de Investimentos e Atividades para o ano 2023, de valor superior a 32,9 milhões de euros. A estratégia prevê mais investimento e apoio às famílias, instituições e economia.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, "Este Orçamento é mais uma etapa na consolidação da Estratégia de Desenvolvimento Sustentável para Arcos de Valdevez".


O Município adianta em comunicado que "As Grandes Opções do Plano de Investimentos e Atividades (GOP) para 2023 serão reforçadas em mais de 1,1 milhões de euros face ao ano anterior", assumindo um investimento na ordem dos 21,7 milhões de euros. "Há uma clara preponderância do investimento nas Funções Sociais", consideram, com um valor superior a 11,1 milhões de euros, seguindo-se as Funções Económicas, com cerca de 6,9 milhões de euros, a parceria com as Juntas de Freguesia, com mais de 2,25 milhões de euros e as Funções Gerais, com mais de 1,4 milhões de euros.


"Num ano que se perspetiva difícil, o Município vai reforçar o apoio às famílias, instituições e economia e o investimento municipal", declaram, acrescentando que o Município vai continuar com uma política de incentivos económicos e fiscais amiga das empresas, das famílias, dos jovens e das pessoas desfavorecidas, através da "isenção e redução de impostos e taxas e do lançamento de programas e apoios municipais". Serão reforçados os apoios à atividade das Juntas de Freguesia, Associações e Instituições e será intensificado o relacionamento com as nossas comunidades de emigrantes e imigrantes.", garantem.


A nota de imprensa dá conta ainda de que será reforçado o investimento municipal na educação, na habitação, na cultura, desporto e lazer, no urbanismo e mobilidade sustentável, na rede de infraestruturas básicas, na coesão territorial e segurança e no desenvolvimento rural, turístico e empresarial.


Na educação e conhecimento será realizado investimento na modernização das escolas e reforçado o apoio ao ensino superior, com a atribuição de bolsas de estudo e a dinamização do Polo do IPVC em Arcos de Valdevez.


Na habitação, o Município vai avançar com a construção e apoio à recuperação de habitações e o apoio às rendas.


Na proteção civil e segurança, "será contruído um Hangar no Centro de Meios Aéreos", adiantam.


Na cultura, desporto e lazer serão concluídos os campos de ténis e padel, renovada a pista de atletismo no Estádio Municipal e iniciada a intervenção na ecovia de S. Jorge. Em termos culturais, será aberto o Espaço Valdevez.


No urbanismo e mobilidade sustentável, serão requalificados espaços públicos, verdes e de lazer. Será beneficiada a rede viária e reforçada a segurança rodoviária por todo o concelho e pretende-se avançar com a beneficiação da EN 101 em Paçô e na EN 303, em Vilafonche.


Na valorização e sustentabilidade ambiental, será concluída a recuperação da derrocada em Sistelo e realizado investimento nas redes de abastecimento de água e de saneamento, de recolha de resíduos sólidos e de eficiência energética.


No desenvolvimento económico e inovação, o Município vai investir no alargamento e qualificação dos parques empresariais e apoiar o InovArcos - Centro de Inovação e Conhecimento de Arcos de Valdevez.


No turismo sustentável, o Município vai concluir a intervenção nas Esplanadas do Vez e no Ecoparque do Vez e investir no Parque de Campismo da Travanca, na valorização do Território Oeste do Concelho e na melhoria de trilhos, miradouros e outros espaços de visitação.


"O Executivo Municipal, em parceria com várias entidades e com o envolvimento dos arcuenses, pretende continuar a construir um concelho mais inclusivo, inovador, atrativo e sustentável para viver, trabalhar, investir e visitar, proporcionando às gerações atuais e futuras, mais oportunidades e melhor qualidade de vida.", concluem.






0 comentário
bottom of page