Arcos de Valdevez aprova Orçamento Municipal 2022 de 31 milhões de euros
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez aprova Orçamento Municipal 2022 de 31 milhões de euros



Executivo Municipal garante mais sustentabilidade social, económica e ambiental.


Em comunicado, o Município de Arcos de Valdevez informa que as Grandes Opções do Plano para o ano 2022 assumem um investimento na ordem dos 20,4 milhões de euros, representando o investimento em funções sociais, mais de 10,7 milhões de euros, em funções económicas, mais de 6,3 milhões de euros, na parceria com as Juntas de Freguesia, mais de 2,1 milhões de euros e em funções gerais, mais de 1,2 milhões de euros.


O Executivo prevê transferências superiores a 4,3 milhões de euros na proximidade à população e a parceria com as diversas entidades. Assim, Será apoiada a atividade de âmbito social, económico, ambiental, territorial, cultural e desportivo das Juntas de Freguesia, Associações e Instituições. Será apoiada a ação social escolar desde o ensino pré-escolar, secundário e superior. Serão apoiadas as Instituições Sociais, na realização de obras e aquisição de equipamentos. Será apoiado o envelhecimento ativo e saudável e a integração e valorização social das pessoas com deficiência. Será dinamizada a economia local, com o lançamento de programas de apoio ao setor empresarial e ao emprego, com destaque para os programas PROCOM e o INVESTARCOS. Será também intensificada a cooperação com as organizações locais que desenvolvem o trabalho de prevenção nos cuidados de saúde e o relacionamento com a GNR.


O Município garante continuar a apoiar a educação, formação e inovação, investindo na requalificação da rede escolar, na transição digital e no reforço dos cursos do ensino superior no concelho.


Quanto à habitação, o Executivo Municipal avançará com a estratégia local de habitação para facilitar e disponibilizar o acesso à habitação com conforto e a custos controlados às famílias com dificuldades e aos jovens.


Haverá ainda investimento na dinamização da rede de equipamentos culturais, desportivos e de lazer, nomeadamente, nas Oficinas de Criatividade Himalaya, no Espaço Valdevez, na 3ª Fase da Zona Desportiva e na beneficiação e manutenção das ecovias e passadiços.


Uma parte do orçamento será investido na mobilidade e acessibilidade, na beneficiação da rede viária e segurança rodoviária por todo o concelho, mantendo-se o investimento na reabilitação do centro histórico e em outros espaços públicos. Está previsto o início das intervenções, na beneficiação da EN 101 em Paçô e na EN 303, em Vilafonche. Será reforçado o investimento na expansão da rede de wifi e de fibra ótica no concelho.


O ambiente e sustentabilidade continuarão a ser promovidos, sem esquecer a valorização do património ambiental e paisagístico. A derrocada em Sistelo será também recuperada e estão previstas ampliações nas redes de abastecimento de água e de saneamento e a melhoria das redes de recolha de resíduos sólidos e de eficiência energética.


No turismo haverá investimento na criação das “Esplanadas do Vez”, no Eco Parque do Vez - Leiras do Espírito Santo, no Museu de Água ao Ar Livre, no Centro Etnográfico de Soajo, na valorização do Território Oeste do Concelho e na melhoria de trilhos, miradouros e outros espaços de visitação.


No setor da economia e emprego, o Executivo continuará a investir no alargamento e qualificação dos parques empresariais e a apoiar o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CITIN).


Na concretização deste Orçamento e Grandes Opções do Plano, o Executivo Municipal conta com o envolvimento ativo e participativo dos arcuenses residentes e emigrantes, das Juntas de freguesia, das associações e instituições e das empresas.


Para o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, “Este Orçamento é mais uma etapa na consolidação da Estratégia de Desenvolvimento Sustentável para Arcos de Valdevez. Estamos a construir um concelho, com mais educação, formação e inovação, com mais ação social e habitação, com mais saúde e segurança, com mais coesão territorial, com mais sustentabilidade ambiental, com mais desenvolvimento rural e empresarial e com mais dinamismo e atratividade económica e turística”.




bottom of page