top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez: “Bois da Páscoa” regressam este fim de semana, 25 e 26 de março

No próximo domingo sai à rua o tradicional desfile dos “Bois da Páscoa”, o qual simboliza o fim do jejum da Quaresma e apresenta os melhores exemplares bovinos dos talhos locais de Arcos de Valdevez.






bois pintados de várias cores

A programação desta iniciativa tem início no sábado, 25 de março, com a exposição de animais e carros de Bois da Páscoa, pelas 10h00, no Parque da Ponte Nova, seguindo-se às 14h00 o Concurso Pecuário (concurso nacional) e às 21h30 o Concerto musical dos Sons do Minho.


No domingo, pelas 10h00 será possível voltar a apreciar a exposição dos animais e carros de Bois da Páscoa, realizando-se depois o desfile, às 15h00, pelas principais artérias da Vila.


Este desfile é uma tradição secular à qual o Município de Arcos de Valdevez, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a ARDAL têm vindo a dar continuidade, recuperando usos e costumes enraizados neste concelho há já longos anos.


"Neste evento desfilarão 36 bovinos, os melhores exemplares da raça, propriedade dos talhos aderentes, que apresentam os corpulentos e bem enfeitados animais, cangadas à moda antiga, num desfile que contará ainda com a participação de figurantes, vestidos à época, com os trajes regionais", adianta o Município de Arcos de Valdevez em nota de imprensa.


Todos os anos milhares de pessoas distribuem-se pela avenida principal da vila para assistir ao desfile, e, manda a tradição que os animais que desfilam, comprados pelos talhos do concelho, sejam abatidos antes da Páscoa para que a sua carne seja consumida durante os festejos da época Pascal.


"Para a Autarquia a realização deste desfile é uma forma de enaltecer as tradições, o trabalho do campo, e de destacar os produtos locais, nomeadamente a raça Cachena, contribuindo assim para dinamizar a economia no concelho.", frisa.


A animação também faz parte do programa do desfile e irá ser garantida com a presença de rusgas e ranchos folclóricos.




0 comentário

Kommentare


bottom of page