Arcos de Valdevez Celebra S. João com Quatro Dias de Tradição e Animação | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- 22 de jun.
- 2 min de leitura
22 de junho, 2025.
As ruas de Arcos de Valdevez voltam a encher-se de cor, música e alegria com o regresso das Festas de S. João, de 21 a 24 de junho. Prepare-se para um programa repleto de tradição, desde as marchas populares aos espetáculos musicais e, claro, o inevitável fogo de artifício.
Arcos de Valdevez prepara-se para acolher uma das festividades mais queridas da região: as Festas de S. João. De 21 a 24 de junho, a vila minhota será palco de um programa diversificado, que promete animar residentes e visitantes e manter viva a tradição sanjoanina.

As celebrações arrancam já no sábado, dia 21 de junho, com o ponto alto da noite: o aguardado Desfile das Marchas Sanjoaninas. A partir das 22h00, a Avenida Marginal, junto à Rádio Valdevez, será o cenário para a apresentação dos grupos, que exibirão as suas coreografias e trajes coloridos. A noite culmina com um baile animado, a partir das 23h30, no Largo da Valeta, com o espetáculo musical de Carlos Rodrigues.
O domingo, 22 de junho, não será de descanso, com a animação a cargo da banda Curtisom, que sobe ao palco do Largo da Valeta às 23h30 para mais um baile, prometendo pôr todos a dançar.
A segunda-feira, 23 de junho, véspera de S. João, começa cedo, às 09h00, com a tradicional alvorada de bombos, que despertará a vila para mais um dia de festa. Pouco depois, às 10h00, o Largo da Valeta será invadido pela ternura e alegria das Marchas dos Infantários, um momento imperdível para toda a família. À noite, a festa continua com a energia contagiante do grupo Showband, que garante boa disposição e, como não poderia deixar de ser, os icónicos martelinhos de S. João, a partir das 22h00.
O dia 24 de junho, feriado de S. João, marca o encerramento das festividades. As celebrações têm início às 19h00 com a Eucaristia na Igreja da Lapa. Mais tarde, às 22h00, o Largo da Valeta volta a ser o centro da folia com o baile a cargo do grupo Alta Ligação. O grandioso final das Festas de S. João de Arcos de Valdevez está marcado para a 01h00, com um espetacular fogo de artifício que iluminará a Praia Fluvial da Valeta, fechando com chave de ouro quatro dias de pura alegria.
As festividades são uma organização da Folia – Associação de Festividades Populares de Arcos de Valdevez, contando com o apoio essencial da Câmara Municipal, garantindo que as tradições sanjoaninas continuem a ser celebradas em grande estilo.
Comments