Arcos de Valdevez celebrou a castanha com workshops de culinária para os mais novos | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 2 dias
- 2 min de leitura
04 de dezembro, 2025.
O Município de Arcos de Valdevez promoveu, no final de novembro, uma série de workshops de culinária dedicadas à castanha. A iniciativa, que decorreu em parceria com a EPRALIMA e a Equipa de Saúde Escolar, juntou tradição e educação alimentar, permitindo aos alunos do 3.º ano aprender a fazer lanches saudáveis com um dos símbolos do outono minhoto.
Arcos de Valdevez foi palco de uma doce e nutritiva celebração da castanha, reforçando a importância de hábitos alimentares saudáveis desde cedo. Nos dias 18 e 27 de novembro, o Município, em articulação com a Equipa de Saúde Escolar e com o apoio logístico e pedagógico da EPRALIMA – Escola Profissional do Alto Lima, promoveu uma série de workshops de culinária para os alunos do 3.º ano do Agrupamento de Escolas de Valdevez.

As atividades, que decorreram nas instalações da escola profissional, envolveram os estudantes das escolas EB Prof. António Melo Machado, EB Dr. Manuel da Costa Brandão, EB Eira do Penedo e EB Padre Himalaya.
Educação nutritiva e local
Integrada no programa “Regime Escolar”, cofinanciado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), a ação teve como objetivo principal sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável, valorizando, sobretudo, os alimentos nutritivos, da época e de origem local. A castanha, um produto emblemático do outono na região do Minho, foi a estrela do evento.
Num ambiente prático, divertido e muito participativo, os jovens cozinheiros tiveram a oportunidade de pôr as “mãos na massa”. Orientados pela/pelo chefe de cozinha da EPRALIMA e assistidos pelos estudantes do curso de cozinha da escola, os participantes aprenderam a confecionar uma receita simples, saborosa e perfeita para lanches equilibrados: bolas energéticas de castanha e coco.
Degustação e aprendizagens
Entre risos, curiosidade e muita criatividade, a experiência foi um sucesso. Os organizadores salientam que “o resultado final não poderia ter sido mais doce”, enfatizando a alegria e o empenho dos alunos durante as sessões.
No final do workshop, os participantes tiveram o merecido momento da degustação, provando as iguarias que prepararam. No entanto, o melhor que levaram para casa não foi o sabor da castanha, mas sim “aprendizagens que reforçam hábitos de alimentação mais saudáveis”.
"Esta iniciativa demonstra, uma vez mais, o compromisso do Município de Arcos de Valdevez em aliar a educação à tradição local, provando que a sensibilização para uma alimentação consciente pode ser tão nutritiva quanto deliciosa.", afirmou fonte do município em comunicado.








