top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez celebrou acordo de parceria com o Município Ambares-et-Lagrave, em Bordéus

O Município de Arcos de Valdevez e a vila Ambares-et-Lagrave, nos arredores Bordéus,

assinaram um protocolo de amizade e cooperação. Arcos de Valdevez tem vindo a assinar vários protocolos de cooperação com municípios onde tem comunidades de emigrantes, nomeadamente, em França.




4 homens e uma mulher segurando quadros e bandeirolas de Portugal e França

“Na Câmara Municipal de Arcos de Valdevez estamos fortemente empenhados na intensificação da relação com a Diáspora. Queremos fortalecer o envolvimento dos nossos emigrantes no processo de desenvolvimento da nossa terra, Arcos de Valdevez”, sublinhou João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal.

homem discursando no palanque

O município tem vindo a celebrar vários protocolos de cooperação, "procurando reforçar a relação entre as Câmaras Municipais e reforçar a aproximação entre a nossa comunidade de emigrantes e as comunidades francesas onde estão sedeadas."


Para João Manuel Esteves, através destes protocolos “queremos fortalecer a troca de conhecimentos e as experiências entre os cidadãos, as empresas e as associações de cada concelho. (…) queremos partilhar projetos nas áreas da educação, da cultura, do desporto, do ambiente, economia e o turismo”, frisou o autarca.


Este acordo surgiu dos contactos com Vanessa Cerqueira e Pierre Emmanuelle, com ligações familiares a Arcos de Valdevez e conselheiros municipais em Ambares-et-Lagrave.

Assim, é objetivo deste acordo criar um contexto favorável para o desenvolvimento de ações de cooperação, estabelecendo relações sustentáveis entre as duas comunidades, baseadas no princípio da reciprocidade e no contexto das respetivas competências.

dois homens assinando documentos em cima de uma mesa

As duas autarquias comprometeram-se a promover, apoiar e desenvolver as relações entre as organizações dentro do seu território; envolver as suas respetivas populações para o bem comum; desenvolver o intercâmbio de experiências, conhecimentos e know-how; promover a democracia participativa, cofinanciamento, acompanhamento e avaliação das ações; melhorar as competências e especificidades de cada membro; promover as riquezas culturais e naturais de cada um dos territórios.


João Manuel Esteves agradeceu a amizade, hospitalidade e momentos de partilha de conhecimentos, de projetos e atividades, e deixou o convite ao Presidente da Câmara Municipal de Ambares-et-Lagrave para visitar Arcos de Valdevez.

pessoas de pé reunidas junto a uma mesa com comida e lembranças








0 comentário

Comments


bottom of page