Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Arcos de Valdevez celebrou Dia do Concelho de forma inovadora

No passado dia 11 de julho, celebrou-se o Dia do Concelho, o qual este ano, por razões da COVID-19, não teve a habitual programação aberta ao público.


Arcos de Valdevez celebrou Dia do Concelho de forma inovadora

Este ano, com a programação restrita, o Dia foi comemorado de forma inovadora, através dos canais digitais. “Apesar de termos de estar distanciados, estou certo que estamos juntos na construção de um futuro melhor para os arcuenses”, afirmou João Manuel Esteves.


As comemorações iniciaram com o Hastear das Bandeiras e com a Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, nos Paços do Concelho. Posteriormente, a sessão Solene, teve lugar no Paço de Giela, com as intervenções do Presidente da Assembleia e do Presidente da Câmara Municipal.


Na sua intervenção, João Manuel Esteves, assinalou as várias iniciativas e esforços realizados pela autarquia e os seus parceiros, nos últimos tempos, para apoiar as famílias, as instituições e a economia. Arcos de Valdevez é hoje um concelho mais forte, mais coeso, mais resiliente, melhor preparado e mais solidário do que antes da pandemia.”, referiu o autarca.


O momento permitiu também relembrar o ano de 2019. “Este também é o momento de abordarmos o que fizemos, fazemos e queremos fazer. O Município de Arcos Valdevez aprovou as Contas de 2019 superando os 25 milhões de euros, é a maior execução da última década. Nas Grandes Opções do Plano houve um investimento global de 12,7 milhões de euros, sendo o maior investimento nas funções sociais, seguindo-se as funções económicas., mencionou o Presidente da Câmara Municipal.


O autarca salientou que Promovemos um concelho mais sustentável e acolhedor para viver”, referindo o investimento feito ao nível das infraestruturas, revelando que “Estão em curso no concelho muitas obras de vários milhões de euros”.


“Na melhoria da rede viária municipal, estão em curso obras de 4,5 milhões de euros, na EN 101, entre a rotunda da Solidariedade e a Rotunda da Variante, em Prozelo, e em mais de 30 freguesias.” Destacou também o investimento feito em abastecimento de água e saneamento, adiantando que “estão em curso investimentos no valor de 8,5 milhões de euros”.


Devido às restrições, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Assembleia Municipal, vereadores e chefes de divisão, bem como os representantes dos partidos políticos, o Representante das Juntas de Freguesia, o Comandante de Posto da GNR, o Presidente da AHBVAV, e muitos os Arcuenses, através dos canais digitais.

Todos os presentes foram convidados a participar na construção do painel gigante de azulejos, no Paço de Giela, que retrata o Recontro de Valdevez, semelhante ao existente na Estação de S. Bento, no Porto.


Por fim, realizaram um brinde ao concelho, com o Espumante Vez. O autarca convidou todos os arcuenses, que se encontravam a acompanhar as cerimónias, através da página do Município, a fazer o mesmo, a “brindar à nossa Terra, História, Cultura e identidade Milenar…demonstrando que mesmo ausentes, estamos todos presentes na construção de um futuro melhor para Arcos de Valdevez, onde Portugal se Fez, Faz e Fará”.


#local #eventos

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV