Arcos de Valdevez continua a apostar no ensino da Música e Dança | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- há 4 dias
- 2 min de leitura
12 de novembro, 2025.
O Município de Arcos de Valdevez acaba de reafirmar o seu forte compromisso com a formação cultural e desenvolvimento integral das crianças e jovens do concelho, ao formalizar a continuidade do ensino da Música e da Dança. A autarquia celebrou protocolos com o Conservatório e com a Associação de Arte e Dança locais, num investimento global de 38.974,00€, garantindo a oferta destas atividades essenciais no ano letivo 2025/2026, abrangendo o 1º Ciclo e Jardins de Infância.
O investimento na ocupação dos tempos livres, no desporto e, sobretudo, na cultura, mantém-se como um pilar central da política educativa do Município de Arcos de Valdevez. Esta aposta estratégica visa o desenvolvimento de aptidões e sensibilidades cruciais na comunidade escolar, sendo a Música e a Dança identificadas como vertentes essenciais nesse processo.

Para concretizar este desígnio no ano letivo 2025/2026, a Câmara Municipal assinou dois protocolos de cooperação com entidades de referência no concelho: o Conservatório de Arcos de Valdevez, dedicado ao ensino musical, e a Associação de Arte e Dança de Arcos de Valdevez, vocacionada para a Dança e Movimento. O valor total alocado a estas parcerias ascende a 38.974,00€.
Estas atividades enquadram-se nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) destinadas aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e integram também a vertente de Apoio à Família nos Jardins de Infância, assegurando uma abrangência significativa na comunidade educativa.
O executivo municipal defende que estas atividades recreativas e culturais promovem um "desenvolvimento harmonioso da condição física, intelectual e moral da sociedade". Segundo a autarquia, é fundamental proporcionar à população as condições de acesso à prática destas atividades, promovendo padrões formativos, sociais e culturais elevados.
A formalização destes importantes protocolos decorreu na presença das principais figuras envolvidas, incluindo o Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, a Vereadora da Educação, Marlene Barros, o presidente da direção do Conservatório de Arcos de Valdevez, Nuno Brito, e a presidente da Associação de Arte e Dança de Arcos de Valdevez, Diana Ataíde. A união de esforços entre o Município e as associações parceiras é vista como "a chave para o sucesso".











Comentários