Arcos de Valdevez e Bègles Selam Protocolo de Amizade em França | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
13 de junho, 2025.
Arcos de Valdevez acaba de dar um passo significativo no reforço das suas relações internacionais. O Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, esteve em Bègles, na região de Bordéus, França, para a assinatura de um Protocolo de Amizade com o município francês. Este ato formaliza uma partilha de valores, tradições e culturas que visa estreitar os laços entre os dois territórios.

A visita institucional de Olegário Gonçalves a Bègles não se limitou à formalização do protocolo da amizade! Os representantes autárquicos de Arcos de Valdevez e Bègles debateram, durante este encontro, diversas temáticas ligadas à cooperação bilateral, analisando a possibilidade de realizar iniciativas conjuntas. Um dos principais objetivos é assegurar a participação ativa das comunidades locais em futuras ações, garantindo que os benefícios desta parceria se estendam a todos os cidadãos.
Além do reforço das relações institucionais, a deslocação a França foi uma oportunidade para o Presidente Olegário Gonçalves se encontrar com a comunidade portuguesa residente na região de Bordéus, com especial carinho pelos arcuenses que ali vivem. Este contacto direto com os emigrantes é fundamental para manter os laços com a sua terra natal e compreender as suas necessidades.
Ainda no âmbito desta iniciativa de diplomacia local, o Presidente Olegário Gonçalves reuniu-se com outros líderes autárquicos franceses. Entre eles, Jean-François Egron, Presidente da Câmara de Cénon, e Nordine Guendez, Presidente da Câmara de Ambarès-et-Lagrave, marcaram presença nestes encontros, assim como as Vereadoras Fernanda Alves (Cénon) e Vanessa Cerqueira (Ambarès-et-Lagrave), reforçando o compromisso de diversos municípios franceses com a cooperação e a amizade com Arcos de Valdevez.
Com este Protocolo de Amizade, o Município de Arcos de Valdevez reitera a sua aposta estratégica na cooperação internacional. O objetivo é claro: criar um ambiente propício ao desenvolvimento de ações conjuntas e promover relações sustentáveis, baseadas na reciprocidade e no respeito pelas competências e identidades culturais de cada localidade. Esta iniciativa promete abrir portas a futuras colaborações em diversas áreas, desde a cultura e educação até ao desenvolvimento económico e social.
Comments