top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez: Festas de Nossa Senhora da Lapa regressam de 2 a 13 de agosto

As Festas de Nossa Senhora da Lapa voltam a trazer animação, cor e dinamismo ao concelho de Arcos de Valdevez, entre os dias 2 e 13 de agosto, preenchendo dias, tardes e noites com uma programação onde não vai faltar o cortejo etnográfico, a festa do rio, missa, procissão, fogo de artifício, música e divertimento.





cartaz com 3 mulheres vestidas com traje de rancho de cor negra e lenços floridos

A 38ª edição do Festival Internacional de Danças Folclóricas - FOLKMONÇÃO, traz "O Mundo a Dançar" a Arcos de Valdevez, na quarta-feira, 2 de agosto, às 22h00, no Anfiteatro do Trasladário, dando assim o "pontapé de saída" para a inauguração das Festas de Nossa Senhora da Lapa 2023.


Na quinta-feira, 3 de agosto, o conjunto Orquestra Eclipse atua no Parque de Estacionamento Augusto Cristina, a partir das 22h30. Na noite de sexta-feira, 4 de agosto, rusgas populares animam o Anfiteatro do Trasladário, às 22h30. No sábado, 5 de agosto, Dia do Baile, com conjunto musical a partir das 22h30, no Parque de Estacionamento Augusto Cristina. Dia 6 de agosto, domingo, é o Dia do Folclore, e atuam no I Festival Folclórico "Terras de Valdevez" o Rancho Folclórico de Távora Sta Maria e S. Vicente; Rancho Folclórico das Camponesas da Vila de Soajo; Rancho Típico de Folclórico de Vilela, e Rancho Folclórico Estrela do Norte de Gondoriz, no Anfiteatro do Trasladário, a partir das 22h00. Por sua vez, no Parque de Estacionamento Augusto Cristina, atua o Conjunto Night Shadow, às 22h30.


Na segunda-feira, 7 de agosto, Dia dedicado aos Cantares ao Desafio, vai pôr a despique Daniel Sousa (Arcos de Valdevez) vs. São Martinho (Ponte da Barca); Cristina Sá (Ponte da Barca) vs. Augusto Moreira (Paredes); Loureiro (Barcelos) vs. Aguiar (Braga); Domingos Soalheira (Guimarães) vs. Cunha (Vila Verde); Anjinho (Vila Verde) vs. Diana Monteiro (Marco de Canavezes). Os cantares ao desafio têm lugar no Anfiteatro do Trasladário, a partir das 22h00. A Orquestra Microsom anima a noite, às 23h30, no Parque de Estacionamento Augusto Cristina.


No Dia do Emigrante (8 de agosto), a programação será dedicada aos emigrantes, com a Festa do Emigrante, a partir das 22h00, no Parque de Estacionamento Augusto Cristina.


Dia 9 de agosto, volta a haver Dia do Folclore, no Anfiteatro do Trasladário, desta vez com a realização do II Festival Folclórico "Terras de Valdevez". O festival vai contar com atuação do Rancho Folclórico de Eiras, Rancho Folclórico de Pacô, Rancho Folclórico de Arcos S. Paio, Rancho Folclórico de Prozelo, Rancho Folclórico de Vilarinho das Quartas, Rancho Folclórico de S. João de Rio Frio, Rancho Folclórico Alegria Portuguesa de Gironde (França), Rancho Danças e Cantares de Portugal do Pisc Elizabeth, de New Jersey, EUA. As atuações acontecem a partir das 22h00. O Grupo Show Band dá concerto no Parque de Estacionamento Augusto Cristina, às 23h30.


O Dia da Juventude, 10 de agosto, inicia às 16h00, no Mercado Municipal, com Concurso Agrícola; à mesma hora, mas no Parque de Estacionamento Augusto Cristina, atua o Conjunto Curtisom. O grande destaque vai para o concerto com Fernando Daniel, no Anfiteatro do Trasladário, a partir das 22h30. Depois, a partir da 00h30, tem início o 14.º Festival Ínsua do Vez, que na primeira noite, conta com Pete Tha Zouk, o DJ Português mais requisitado e bem-sucedido, com a posição mais alta de sempre no DJ Mag Top 100, atingido em 2011. A acompanhá-lo estarão Viana, um verdadeiro conhecedor de paisagens sonoras eletrónicas que conecta almas com batidas contagiantes, e Nelu Fonseca de Caminha.

cartaz do Festival Ínsua do Vez Summer Sessions

No dia 11 de agosto, as Festas de Nossa Senhora da Lapa iniciam às 21h30 com Cortejo Etnográfico, que vai contar com a participação das freguesias de Arcos de Valdevez. O cortejo inicia na Rotunda da Solidariedade, segue pela Avenida Recontro de Valdevez até à Rotunda da Ponte Nova. Às 23h00, o Conjunto Carlos Rodrigues atua no Parque de Estacionamento Augusto Cristina. À 00h30, segunda noite do Festival Ínsua do Vez, em que o palco será ocupado por DJ Ride, campeão do mundo de scratch e produtor com várias colaborações com músicos reconhecidos. Ao lado dele, estarão FreakJ, DJ/Produtor português com faixas tocadas e apoiadas por artistas internacionais, e BlackBounce, DJ open format com influências de house e hip-hop, com presença em várias editoras de renome.


O sábado, 12 de agosto, é o Dia da Festa do Rio e do Fogo, tem início às 9h00, com entrada do Grupo de Bombos: Grupo de Bombos Os Malinos (Arcos de Valdevez); Grupo de Bombos Os Dragões de S. Jorge (Arcos de Valdevez); Grupo de Bombos ACEMC (Paços de Ferreira); Grupo de Bombos Amigos da Borga (Amarante); Grupo de Bombos de S. Lourenço (Marco de Canaveses); Grupo de Bombos de Lindoso (Ponte da Barca); Grupo de Bombos e Zés Pereiras - Qtª Encanto (Lamego), na Praça Municipal. Às 11h00, segue-se o 22.º Malha- Malha de Bombos, também na Praça Municipal de Arcos de Valdevez. As 12h00, Concentração dos Grupos de Bombos no Largo da Lapa. Da parte da tarde, às 15h00, os Grupos de Bombos desfilam no Largo da Lapa. Mais tarde, à noite, a partir das 22h30, tem lugar a Festa do Rio com Barcos Alegóricos "Os Super Heróis", no Rio Vez, junto à Ponte Centenária. À 00h30, terceira noite do Festival Ínsua do Vez, com Zé Mix, DJ versátil com vasta experiência no setor da música e atuação em rádios e canais de televisão, DJ Puga, de Ponte de Lima, e Rui Silva, talento arcuense habitual no recinto do Ínsua do Vez Summer Sessions. À 01h00 da manhã, espetáculo de fogo de artifício vai colorir os céus na Praia Fluvial da Valeta.


O programa para o último dia das festas, 13 de agosto, Dia de Nª Srª da Lapa, tem início às 10h00, no Campo do Trasladário, com Feira das Trocas e Baldrocas (antiguidades, velharias, colecionismo e usados). Às 17h00, Eucaristia em Honra de Nª Srª da Lapa, na Igreja da Lapa. Às 18h00, segue Procissão Solene em Honra de Nª Srª da Lapa, percorrendo a Rua Soares Pereira, Avenida Drº Mário Soares, Avenida Recontro de Valdevez, Rua Conselheiro Pedro Brito, Rua Plácido de Abreu e culminando no Largo da Lapa. A noite vai ser animada com Concerto de verão pela Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, a partir das 22h00, no Anfiteatro do Trasladário. Os Kalhambeque dão concerto no Parque de Estacionamento Augusto Cristina, às 23h30. O Festival Ínsua do Vez prossegue para última noite de animação, com a presença de Fifty, DJ com sets marcados pelo Hip-Hop, RnB e Trap, reconhecido pela qualidade e interação com o público, e Jorge Araújo, um talentoso DJ, dedicado também à produção musical desde 2013 no género da house music e subgéneros, com participações em eventos de renome como o ADE Amsterdam. O fogo de artifício à 01h00, na Praia Fluvial da Valeta, encerra, assim, mais uma edição das Festas de Nª Srª da Lapa.























0 comentário

コメント


bottom of page