top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez: "O Maior Carnaval do Norte de Portugal" vai juntar mais de 1500 participantes

Atualizado: 7 de fev.

O Município de Arcos de Valdevez, em parceria com a Associação FOLIA, está já a ultimar os preparativos para “O Maior Carnaval do Norte de Portugal”, cujo desfile vai acontecer dia 13 de fevereiro, pelas 15h30. O programa inicia já esta sexta-feira, dia 9, com várias propostas desde o Carnaval da Pequenada, o evento “Arcos à Mesa”, que vai servir Cozido à Moda dos Arcos e, ainda, atividades de natureza na Porta do Mezio, Comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, e Festival Sons de Vez, entre outras sugestões.





dois homens e uma mulher numa conferência de imprensa

Em conferência de imprensa de apresentação desta programação, esta manhã, no Centro de Informação e Turismo, o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, destacou “os mais de 500 grupos de [comparsas] espanhóis que estarão aqui presentes [no corso carnavalesco na próxima terça-feira, 13 de fevereiro], e será muito interessante vermos umas largas centenas, ultrapassando mesmo o milhar de pessoas, a desfilarem no Campo do Trasladário.”


Rui Aguiam, Vice-Presidente da FOLIA – Associação de Festas Arcos de Valdevez, responsável pela organização do Carnaval em Arcos de Valdevez, salientou “o trabalho que as associações têm, e que nós contamos sempre com elas para colaborarem neste grande evento, que envolve, não só associações de Portugal, e nomeadamente de Arcos de Valdevez, mas tem também membros de uma associação da nossa diáspora de França, que também quer integrar esta participação no cortejo”, revelou. Estarão presentes no cortejo carnavalesco “as comparsas, que são grupos de elementos que formam associações em Espanha, nomeadamente, da zona da Galiza, e que vão também participar com muita confiança neste cortejo”, disse o responsável. Serão cerca de 521 participantes comparsas galegos, para além do mil já registados [até ao dia de hoje], pelo que Rui Aguiam acredita: “Vamos ultrapassar o número de 1500 e picos, o número do ano passado.”


O tema da edição deste ano será “Os Palhaços” e estão já assegurados 5 carros da organização: 1 do Rei, 2 dos Palhaços, 1 do Batman, 1 do Super-Homem/Hulk, e 24 carros das comparsas.


O Rei do Carnaval será Arnaldo Pereira (73 anos), um dos membros da FOLIA, “emblemático dinamizador” do Carnaval em Arcos de Valdevez, e a Rainha será Tânia Gomes, grande vencedora da 1ª edição do Festival da Canção Rural em Arcos de Valdevez, integrado no evento Festivinhão 2023, formando, assim, uma dupla intergeracional de Reis de Carnaval.


Durante a conferência de imprensa, foi assinado um protocolo de apoio entre a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e a FOLIA, no valor de 55 mil euros para a realização do Carnaval no concelho.


O arranque das festas começa já esta sexta-feira, 9 de fevereiro, com o Carnaval da Pequenada, às 10h00, pelas ruas da vila, onde os alunos do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância de Arcos de Valdevez irão desfilar com os seus disfarces.


O programa contempla ainda o ciclo gastronómico “Arcos à Mesa que, durante este fim de semana, (10 e 11 de fevereiro) promove o tradicional prato “Cozido à Moda dos Arcos” em 21 restaurantes aderentes.

prato de cozido com vários tipos de carnes, batata, cenoura, couves e enchidos

Dia 10, sábado, pelas 10h00, a Porta do Mezio dinamiza uma Oficina temática – Móbil Florestal. A entrada é gratuita, mas carece de inscrição prévia pelo telefone 258 510 100 ou email portadomezio@ardal.pt. À tarde, a partir das 14h00, irá ter lugar o workshop “Broa de Milho”.


No mesmo dia, pelas 10h30, o Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya comemora o “Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência”, evento que vai contar com a presença de 10 mulheres ligadas à ciência, incluindo a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato. Nessa ocasião, será assinado um protocolo de colaboração com os clubes de Ciência Viva das escolas da área de abrangência do Centro Ciência Viva dos Arcos, e pré-lançamento da 2ª edição do livro “Raparigas e Mulheres na Ciência”.

cartaz do evento com mulheres na ciência

À noite, o programa cultural do Município prossegue com a segunda noite do 22.º Festival Sons de Vez, ao som de Budda Power Blues e TT Syndicate, a partir das 22h00, no Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez. Os bilhetes para os concertos já podem ser reservados desde dia 5 de fevereiro, pelo telefone 258 520 520.


No domingo, 11 de fevereiro, a Porta do Mezio organiza uma visita guiada ao núcleo megalítico do Mezio, a partir das 10h00. Como habitualmente, estas atividades estão sujeitas a inscrição prévia obrigatória. No mesmo dia, mas no Paço de Giela, às 10h30, irá decorrer uma Oficina de máscaras de carnaval sustentáveis, para famílias com crianças até aos 3 anos.


Da parte da tarde, às 15h30, o Campo do Trasladário é animado pela SHOW BAND e por uma Roda Vira dos Arcos, enquanto decorre o Baile de Fantasiados.


Já na segunda-feira, acontece o Baile de Máscaras, às 22h00, animado pelos MICROSOM, no Campo do Trasladário, e às 23h00, terá lugar o Concurso de Disfarces de Carnaval 2024. Inscrições e normas de participação em Folia.pt até ao final do dia 12 de fevereiro às 20h00.





Comments


bottom of page