top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez: Plano de Valorização do Santuário de Nossa Senhora da Peneda apresentado à CCDR-NORTE

1 de Maio, 2024

O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves e o Bispo de Viana do Castelo D. João Lavrador reuniram recentemente no Santuário da Nossa Senhora da Peneda com o Presidente da CCDR-Norte e Vice-Presidente para as áreas da Cultura e do Património da CCDR-Norte para apresentar o Plano de Valorização do Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Estiveram também presentes a Confraria de N. Sra. da Peneda, o Reitor do Santuário e o responsável do Património na Diocese e a equipa autora do plano, bem como o serviço da cultura do Município.




Santuário de Nossa Senhora da Peneda com escadório e edifício na montanha

Recorde-se que o Santuário de Nossa Senhora da Peneda recentemente classificado como Monumento Nacional e situado no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, "é um dos maiores santuários Marianos do Minho e conta já com uma história com mais de 800 anos, sendo por isso um local de referência no concelho e na região Norte e na Galiza", refere a autarquia arcuense.


O Plano de Valorização da Peneda prevê a realização de diversas intervenções, ao nível do edificado e do espaço público da área do Santuário, nomeadamente na reabilitação do templo e envolvente; na reabilitação da área a norte do templo; na reabilitação do acesso e do grande terreiro e entrada; na reabilitação do escadório das virtudes e da via sacra e das capelas; e na requalificação da área de lazer.


Está previsto que o plano de valorização seja desenvolvido em parceria com várias entidades locais, regionais e nacionais, em várias fases de execução.

homem a apresentar um plano a uma sala cheia de pessoas
O Presidente da Câmara, João Manuel Esteves, no momento da apresentação do Plano

Com a execução deste plano, sublinha a autarquia, "pretende-se conservar e valorizar o património cultural e natural, promover e dinamizar o turismo, o comércio e os produtos locais, e contribuir para a criação de emprego e rendimento, bem como para a fixação e atração de pessoas e investimento."





Комментарии


bottom of page