Arcos de Valdevez promove planeamento e eficácia na rede de Municípios Resilientes | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- 19 de mai.
- 1 min de leitura
19 de maio, 2026.
No passado dia 18 de maio de 2026, o Município de Arcos de Valdevez, representado pela sua Vice-Presidente, Emília Cerdeira, marcou presença na reunião da Associação Nacional de Municípios Portugueses – Secção Municípios Resilientes, realizada em Coimbra. Este encontro estratégico teve como propósitos centrais a eleição da Mesa da Secção e o desenvolvimento coordenado da Planificação de Atividades, acolhendo propostas de trabalho e debates construtivos fundamentados nos contributos de diversos delegados municipais.
O fórum de discussão congregou um total de 96 concelhos portugueses, verificando-se a integração de três municípios da sub-região do Alto Minho nas mesas de debate alargado. Ao longo dos painéis da secção dos Municípios Resilientes, foram delineadas prioridades destinadas a otimizar a cooperação descentralizada e as infraestruturas locais, cujas metas operacionais regulares podem ser consultadas no ecossistema digital da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

No encerramento dos trabalhos, as sinergias partilhadas demonstraram a "vontade, empenho e dedicação de todos na construção de políticas que tornem os territórios mais resilientes (…), garantindo respostas mais rápidas e eficazes às populações" perante os desafios climáticos e socioeconómicos vigentes. Com esta participação ativa, o Município de Arcos de Valdevez "reitera o seu empenho" em criar metodologias de proximidade que garantam a "proteção e o progresso contínuo" da sua comunidade local.




Comentários