top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez reativa turismo através de várias iniciativas



Após algum abrandamento da dinamização turística no concelho, devido à COVID-19, a Autarquia de Arcos de Valdevez está a lançar um conjunto de iniciativas para reativar a dinâmica do Turismo, com o intuito de estimular a economia local.


O programa tem várias iniciativas ao nível da promoção do destino, capacitação dos trabalhadores do turismo e do apoio às iniciativas no turismo. A autarquia, explica em comunicado que "pretende um turismo mais dinâmico e mais sustentável, onde os parceiros devem colaborar ativamente para a retoma do setor económico do turismo."


Programa ARCOS À MESA

Em termos de promoção, estão previstas vários eventos.

Este fim de semana regressam os fins de semana gastronómicos com o Arcos à Mesa – Cozido à moda dos Arcos.

Estes ciclos gastronómicos, para além de promoverem a gastronomia tradicional e os produtos locais, são uma aposta na dinâmica da restauração, envolvendo, mais de 20 restaurantes, na captação de turistas para o alojamento existente no concelho e na promoção do comércio, da agropecuária e nas atividades turísticas.

Depois, segue o Arcos à Mesa: “Cabrito” nos dias 9 e 10 de abril, e o Fim de semana Gastronómico: “Carne da Cachena com Arroz de Feijão Tarreste” , nos dias 30 de abril e 1 de maio.


Programas no âmbito da CULTURA

A Agenda Cultural é diversificada, havendo oferta variada, para todos os públicos, oferecida por uma rede alargada de equipamentos culturais de Arcos de Valdevez.


Na Casa das Artes concelhia, para além da oferta do cinema, teatro ou concertos está a decorrer até março o Festival de Música Moderna Sons de Vez.

O Paço de Giela promove frequentemente as atividades do Paço em Família ou workshops. Nas Oficinas de Criatividade Himalaya também existe uma agenda diversificada, com palestras e outras atividades para as crianças ligadas à ciência e ao Padre Himalaya. Na Porta do Mezio decorrem iniciativas como as Aventuras em Família e o festival de astronomia, que terá lugar em março.


O Centro Interpretativo do Barroco e a Biblioteca Municipal são outros dois equipamentos que também procuram disponibilizar uma agenda de eventos rica e regular, com concertos, palestras e atividades lúdicas para as crianças.


Promoção do DESTINO

De forma a captar mais visitantes e chamar à atenção para as diversas iniciativas que promove, a Autarquia está a investir em campanhas publicitárias em jornais, televisões, revistas e rádios, em Portugal e Espanha; outdoors nas autoestradas (A3 - Santo Tirso; A28 - Póvoa de Varzim; A3 - Valença), bem como fazer promoção ao nível das várias redes sociais.

A Câmara Municipal irá dar continuidade à promoção do destino "Arcos de Valdevez - Onde Portugal se fez", junto de vários Bloggers e seus seguidores.


De igual modo o Município encontra-se a atualizar as várias brochuras turísticas do concelho.


Programas de APOIO AO INVESTIMENTO NO TURISMO

A Câmara Municipal, através do programa InvestArcos, incentivou ao empreendedorismo e ao emprego em Arcos de Valdevez. O Município irá apoiar os investimentos das empresas arcuenses dos setores da Restauração, Alojamento e Animação Turística, no valor global de 100 mil euros.



Programa de CAPACITAÇÃO

A capacitação dos recursos humanos do setor do turismo é relevante. Nesse sentido, há um conjunto de parceiros como a Epralima, Escola Secundária, ACIAB (Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e ADERE-PG (Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional Peneda-Gerês) que estão a promover diversas ações de formação e capacitação do setor turístico, nomeadamente, naquilo que toca à Gastronomia, à Hotelaria e Restauração, Turismo e Lazer, Secretariado e Trabalho Administrativo, e Artesanato.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, "Todo este envolvimento e colaboração com as várias entidades surge com o propósito de elevar o nome do concelho, bem como impulsionar uma oferta turística variada e de qualidade em Arcos de Valdevez. Temos que continuar a promover um concelho autêntico, moderno, acolhedor, com um património natural e cultural de excelência."



Kommentare


bottom of page