Arcos de Valdevez Revela “Magia de Natal” 2025 | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa
- há 3 minutos
- 3 min de leitura
20 de novembro, 2025.
A “Magia de Natal” está de volta a Arcos de Valdevez, prometendo envolver todo o concelho numa atmosfera de festa e confraternização, de 27 de novembro de 2025 a 11 de janeiro de 2026. O programa, apresentado em conferência de imprensa pela vice-presidente, Emília Cerdeira, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, destaca-se pelo seu caráter abrangente e pelo investimento que ronda os 250 a 300 mil euros.
O Município de Arcos de Valdevez que procura "um ambiente de alegria e valorização do que de melhor se faz no concelho", revelou que a temática desta edição será “As memórias que ligam as pessoas”, um apelo especial àqueles que não têm com quem partilhar esta quadra, como a comunidade de imigrantes ou os que vivem sós.

O calendário natalício será inaugurado a 27 de novembro, às 18h, com a Inauguração da Iluminação de Natal no Largo da Lapa, incluindo a atuação do Conservatório de Artes de Valdevez e da Arte Dança/DanceFuel.
A emblemática Floresta Encantada na Porta do Mezio abre no dia seguinte, 28 de novembro, às 18h. A vice-presidente, Emília Cerdeira, confirmou que este ano a Floresta terá um período mais alargado e que, pela primeira vez, sofrerá alterações significativas no espaço e na animação para melhor circulação e segurança dos visitantes. Estará aberta todos os dias, das 10h00 às 24h00, exceto nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro.
O Mercado de Natal – Músicas no Natal também apresenta novidades, com uma duração mais prolongada, decorrendo de 16 a 21 de dezembro. Emília Cerdeira explicou que o mercado abrirá mais cedo, na terça-feira, em vez da tradicional quinta-feira, para proporcionar aos expositores mais tempo de venda. O evento, que decorre no Campo do Trasladário , contará com showcookings, música, concertos e atividades para todas as idades, reforçando o foco na intergeracionalidade.
O Natal pelo Mundo é outro destaque que reforça o espírito de inclusão e a ligação às famílias. Emília Cerdeira frisou que esta quarta edição será a primeira a decorrer em dois dias (13 e 14 de dezembro, no Campo do Trasladário), permitindo que as diversas nacionalidades residentes no concelho apresentem as suas tradições natalícias de diferentes continentes.
A programação musical e de dança é vasta, com vários espetáculos a decorrerem no Centro Interpretativo do Barroco e no Auditório da Casa das Artes. Os concertos de maior relevo incluem Sofia Escobar (6 de dezembro, no Centro Interpretativo do Barroco), Tango Passion (Argentina) (7 de dezembro, na Casa das Artes), The Soul Sisters of Gospel (EUA) (13 de dezembro, no Centro Interpretativo do Barroco).
De 12 de dezembro a 11 de janeiro, haverá também a habitual Exposição de Árvores de Natal na Praça Municipal, que serão feitas com materiais reciclados pelas IPSS, escolas e associações do concelho.
Atividades para os Mais Novos
O programa dedica uma secção especial às crianças e jovens , oferecendo diversas atividades durante as férias escolares com Oficinas de Férias (15 a 19 de dezembro, nas Oficinas de Criatividade Himalaya/Centro Ciência Viva), Férias com História (17 a 19 de dezembro, no Paço de Giela), Férias dos Duendes (22 e 23 de dezembro, na Biblioteca Municipal/Casa das Artes) e sessões de cinema com “Wickd: Pelo Bem” (5 e 6 de dezembro) e “Zootrópolis 2” (19 de dezembro).
Para as crianças do pré-escolar, o Pai Natal fará uma visita direta às escolas para a entrega de presentes.
Solidariedade e Tradição
A componente solidária será marcada pelo Natal Run Solidário (21 de dezembro, no Campo do Trasladário) , que tem como objetivo a recolha de bens essenciais para famílias carenciadas. Será disponibilizada uma lista de bens preferenciais, mas qualquer doação é bem-vinda.
Outros eventos de destaque incluem a Passagem de Ano no Campo do Trasladário, com início às 22:30h e fogo de artifício à meia-noite , e o Grande Concerto de Ano Novo pela Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, que encerra o programa a 11 de janeiro.
O comércio local associar-se-á com o Concurso de Montras e o Sorteio de Natal (mais de 100 empresas aderentes, com 122 prémios no valor total de 12.200 euros).
A magia alastra-se também a várias freguesias, com iniciativas como a decoração das fontes e lavadouros em Prozelo, o presépio de Natal em Soajo, o percurso "Pegadas de Luz" em Oliveira e a iluminação do Miradouro de São Mamede em Senharei.
O Presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, sublinhou que esta época é crucial para as famílias se juntarem, convidando todos a visitar o concelho para que se viva o “verdadeiro Natal”.








