O Santuário de Nossa Senhora da Peneda em Arcos de Valdevez foi classificado como Conjunto de Interesse Nacional / Monumento Nacional, a mais alta distinção patrimonial portuguesa, através do Decreto n.º 27/2023 de 12 de outubro, informou hoje a autarquia.
Este reconhecimento é a concretização de um processo de inventário e estudo que associou o Município de Arcos de Valdevez, a Confraria de N. S. da Peneda e a Diocese de Viana do Castelo, resultando assim na classificação de um monumento singular em Portugal, que associa a História, a Religiosidade e a Natureza, no Parque Nacional Peneda-Gerês, único em Portugal e classificado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, como nenhum outro santuário mariano no país.
Esta distinção soma a uma outra recente, que inscreveu a Romaria de N. S. da Peneda no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. "Esta classificação potencia igualmente a estratégia de investimento neste local, sobretudo através do Plano de Valorização do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, que desenvolve e prevê diversas intervenções ao nível do Santuário, do escadório, do espaço exterior e estacionamento", refere o Município arcuense em nota.
"Este reconhecimento enaltece o interesse como testemunho simbólico ou religioso, como testemunho notável de vivências e de factos históricos, o seu valor estético, técnico e material intrínseco, a conceção arquitetónica, urbanística e paisagística, a sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva", salienta o município, deixando o convite: "Este é mais um motivo para visitar o concelho e o Parque Nacional Peneda-Gerês e valorizar o património cultural e religioso de Arcos de Valdevez."
Comments