top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Arcos de Valdevez vai celebrar Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Anualmente, comemora-se no dia 11 de fevereiro o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. Para comemorar esta data, no próximo sábado, dia 10 de fevereiro, pelas 10h00, o Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya e o Município dos Arcos de Valdevez organizam o evento Ciência no Feminino”.





cartaz do evento em tons rosa e azul

Esta iniciativa repleta de ilustres cientistas - sob a moderação da jornalista Andreia Fernandes - contará com a presença de Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e Diretora do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.


Destaque ainda para três investigadoras que inspiram com o seu trabalho: Anne Leite, Professora e Comunicadora de Ciência; Nicole Pedro, Técnica Superior de Investigação no CIBIO e vencedora do Prémio “Jovem Cientista”; Jennifer Mancio, Médica Investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Cardiologista de imagem na Royal Brompton Hospital (Londres) e vencedora do Prémio Cetera e da Bolsa atribuída pela CUF e pela Fundação Amélia de Mello. "Para falarem das suas expectativas enquanto futuras cientistas, convidamos três alunas do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Valdevez, Carolina Mesquita, Eduarda Pinheiro e Maria Almeida", revela a autarquia.

 

Em 2023 o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência foi comemorado com o lançamento da Exposição (agora itinerante) “Mulheres Arcuenses com Ciência”. Entretanto, várias iniciativas têm decorrido procurando valorizar o que os cientistas arcuenses fazem pela ciência em Portugal e no estrangeiro. Ser cientista e investigadora no feminino e a igualdade de género na Ciência será o mote desta conversa. Paralelamente, serão assinados protocolos de colaboração entre o Centro Ciência Viva dos Arcos e os Clubes de Ciência Viva, de diferentes escolas/ Agrupamentos da Região Norte. "O Centro Ciência Viva dos Arcos pretende apoiar significativamente os clubes de ciência no desenvolvimento das suas atividades científicas."

 

Do programa consta ainda o pré-lançamento da 2ª edição do livro “Raparigas na Ciência”, apresentado pela Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas.


Esta iniciativa é aberta ao público e a todos aqueles que se interessam pela Ciência.




0 comentário

Comments


bottom of page