top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

“Arcos Primavera” traz música, exposições, cinema e grandes eventos a Arcos de Valdevez, de abril a junho

Com a chegada da nova estação do ano, Arcos de Valdevez volta a apostar em eventos e iniciativas para promover a região e atrair visitantes. De abril a junho, são várias as propostas que integram a programação do “Arcos Primavera”, desde concertos, eventos de ciência, cinema, gastronomia e grandes certames.




dois homens e uma mulher sorridentes junto a uma imagem com flores

Na sessão de apresentação do “Arcos Primavera”, que decorreu na Biblioteca Municipal Tomaz Figueiredo, o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, afirmou: “Nós temos muitos e bons motivos para vir a Arcos de Valdevez ao longo do ano”, destacando as iniciativas que a autarquia promove, já habitualmente, nesta altura, como a Expovez (de 3 a 5 de maio), o Festivinhão (7 e 8 de junho), assim como os fins de semana gastronómicos, e as inúmeras atividades que se podem realizar nos oito espaços culturais do Município, sem esquecer o património natural do Parque Nacional da Peneda-Gerês, as ecovias, cascatas e passadiços para percorrer e conhecer a região.


A sessão contou, ainda, com a presença da Vereadora Emília Cerdeira e do Responsável pela Divisão de Desenvolvimento Sociocultural do Município, Nuno Soares.  


A Vereadora começou por destacar a Semana Concelhia da Leitura, Arte e Ciência sob o tema dos 50 anos do 25 de Abril, que já está a decorrer até dia 12 deste mês, e que envolve mais de 2000 alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez e da EPRALIMA. Ainda este mês, as Comemorações Concelhias do 25 de Abril iniciam às 9h00 com sessão comemorativa que incluirá a deposição de uma coroa de flores no monumento dedicado aos combatentes arcuenses.

cartaz Arcos Primavera 2024

Abril traz os filhos de Caetano Veloso e de Gilberto Gil, nomeadamente, Moreno Veloso e Bem Gil, que darão um concerto no dia 13, às 22h00, na Casa das Artes. Sempre conviveram familiarmente, vivendo rodeados de música e pelos maiores nomes e talentos da música brasileira. Músicos, multi-instrumentistas, compositores, produtores, diretores artísticos e musicais, a sua trajetória pessoal e musical foi-se cruzando e fortalecendo ao longo dos anos. Juntos no palco da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, apresentam “BEMgil MORENOveloso”, um espetáculo intimista que celebra a amizade e a música.

 

 Nos dias 24, 25 e 28 de abril, terá lugar a exibição, com entrada gratuita, do filme “Revolução sem Sangue”, de Rui Pedro Sousa, no Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez.

cartaz do filme REVOLUÇÃO SEM SANGUE

A Rede de Centros Ciência Viva junta-se às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e, em Arcos de Valdevez, o Museu de Água ao Ar Livre vai ser o palco para um conjunto de atividades, de 6 a 27 de abril, tendo a natureza como cenário e a biodiversidade e o ator/protagonista pode ser cada participante que será guiado numa caminhada interpretativa - ao longo da Ecovia do Vez - por um investigador/cientista que abordará diferentes temáticas, sempre com o foco nas portas de conhecimento e ventos científicos que Abril abriu. Será um mês, cinco dias, um vasto e diferenciado programa que passa por conhecer a biodiversidade e desenvolver atividades de conhecimento promotoras de bem-estar. O tema é “A Ciência saiu à rua num dia assim”.


Ainda em abril, no dia 27, integrado no programa municipal das comemorações do 25 de Abril, destaque para o espetáculo "ZECA SEMPRE”, com Nuno Guerreiro, Olavo Bilac e Tozé Santos no Auditório das Casa das Artes com entrada gratuita. “Zeca Sempre” reúne Nuno Guerreiro, voz inconfundível da Ala dos Namorados, Olavo Bilac, a alma dos Santos & Pecadores, e Tozé Santos, o espírito vibrante do Per7ume, uniram-se aos geniais arranjos do produtor Vítor Silva para criar uma homenagem única ao icónico músico e autor português, José Afonso, 36 anos após o seu falecimento.

cartaz colorido com cara dos cantores

A decorrer até 30 de junho, está a terceira edição do concurso de fotografia “Arcos Pela Lente”, que desafia os amantes da fotografia a captarem as melhores imagens de Arcos de Valdevez, podendo habilitar-se a ganhar um prémio monetário de 750 euros. O concurso “Arcos pela Lente III” tem como objetivo fomentar e despertar a curiosidade pelo património cultural, natural e paisagístico de Arcos de Valdevez, através da fotografia, desafiando todos os residentes e visitantes a descobrir o melhor que o concelho tem para oferecer. Mais informações em: https://www.visitarcos.pt/planeie/informacao-pratica/concurso-de-fotografia-arcos-pela-lente-iii .

mão segurando uma lente de câmara fotográfica olhando para a montanha

Nos dias 19 e 20 de abril, o Centro Interpretativo do Barroco recebe o Colóquio “Espaços do Barroco”, que contará com 13 oradores de renome, e animação musical “Gli Affetti Barocchi” pelo grupo Ensemble AnimAntiqua.


Ainda durante este mês regressa o “Arcos à Mesa”, que no fim de semana de 20 e 21 de abril promove o cabrito em 20 restaurantes aderentes. Este fim de semana é complementado por atividades na Porta do Mezio, como visitas guiadas, workshop de produção de queijo, batismos a cavalo, caminhadas, etc.

programação da Porta do Mezio

Em maio, o destaque vai para a Expovez, que decorrerá nos dias 3, 4 e 5 de maio, reunindo mais de 120 expositores, mais de 100 empresas das áreas da indústria, comércio e serviços, assim como artesanato e produtos, restauração e animação. Este ano, a Expovez terá uma novidade: o espaço Imagem e Bem-Estar, sendo que mais próximo da realização do evento serão adiantados mais detalhes. No dia de abertura do certame terá lugar o Concurso da Canção Rural e a noite de dia 4 será abrilhantada pelo concerto de David Carreira.


No dia 11 de maio, Beatriz Gosta apresenta o seu espetáculo “Resort” no Auditório da Casa das Artes, pelas 22h00. Ainda em maio, regressa o Fim de Semana Gastronómico com o selo do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que vai destacar a Carne de Cachena com Arroz Tarrestre, nos dias 10 a 12 de maio, nos restaurantes aderentes.


De 28 de abril a 12 de maio decorre a Romaria de Nossa Senhora do Castelo pelas paróquias de Arcos de Valdevez, culminando com a Ascensão do Senhor – Eucaristia e Peregrinação até ao Santuário.


No mês de maio, o Município de Arcos de Valdevez volta a marcar presença em certames internacionais como o Marché Portuguais d’Art, d’Artisanat et de Gastronomie à Cenon, de 17 a 19 de maio, no município francês de Cenon, onde está radicada uma grande comunidade emigrante arcuense. Em junho, Arcos de Valdevez irá também promover o município em França, na Feira Lusitana de Toulouse, que decorrerá nos dias 7, 8 e 9. No dia 13, ruma à Feira de Portugal Ambarès et Lagrave e, no dia 15 de junho, marca presença na Feira de Dammarie-lès-Lys.


Antes, em maio, destaque para a iniciativa internacional “White Fleet Suite” (A Frota Branca), que traz Pamela Morgan, do Canadá e músicos portugueses, no dia 18 de maio, para um concerto na Casa das Artes. Uma celebração da ligação portuguesa à Terra Nova forjada ao longo de séculos de pesca do bacalhau. Apresentando Pamela Morgan, (compositora, produtora) Duane Andrews, (diretor musical), Aaron Collis, Frank Fusari, Bill Brennan, Agnes Walsh, Atlantic String Quartet, e convidados musicais de Portugal - Teófilo Cerqueira, Aurea Gomes, Zeze Fernandes.

No dia 25, os Moonspell passam pela Casa das Artes para apresentar “Sombra", num espetáculo mais acústico.


Finalmente, em junho, os alunos do IPVC rumam a Arcos de Valdevez para dizer adeus ao ano letivo, no dia 6, com o “Ai Ai d’Vez”, que nesta terceira edição juntará muita animação, música e convívio entre os vários alunos das escolas do Politécnico de Viana do Castelo.


No fim de semana de 7 e 8 de junho, regressa o Festivinhão que, este ano, traz uma novidade: o festival ArcosFadoFest, numa junção de fado e vinho, que casa sempre bem. Ainda em junho, de 22 a 24, o destaque vai para o São João da Valeta e para a eleição da Rainha das Vindimas, evento que decorrerá na zona histórica da vila.


São, assim, dezenas de iniciativas para aproveitar em Arcos de Valdevez, desde cultura, ciência, música, gastronomia, tradições, romarias, e muito mais, de abril a junho, no “Arcos Primavera”.



Comentários


bottom of page