Arcos Valdevez acolheu evento BTT transfronteiriço Extreme Peneda Xurés 2025 | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- 22 de jul.
- 2 min de leitura
22 de julho, 2025.
A 5.ª edição do Extreme Peneda Xurés (EXP) de BTT realizou-se a 28 de junho, unindo Portugal e Espanha na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Arcos de Valdevez foi um dos concelhos portugueses a acolher este desafio de elevado rigor físico e técnico.

A 5.ª edição do EXP – Extreme Peneda Xurés, um prestigiado evento de BTT, teve lugar no passado dia 28 de junho, percorrendo paisagens deslumbrantes em Portugal e Espanha. O concelho de Arcos de Valdevez foi um dos pontos de passagem em território português, demonstrando a importância transfronteiriça deste desafio.
O evento atravessou os concelhos espanhóis de Lobeira, Entrimo e Lobios, e em Portugal, além de Arcos de Valdevez, passou por Ponte da Barca e Melgaço. Os percursos, de elevada dificuldade, incluíram as serras do Leboreiro, Xurés e Santa Eufémia em Espanha, e Soajo, Peneda e Laboreiro em Portugal, explorando a riqueza natural da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés.
Os participantes enfrentaram trilhos exigentes, passando por locais emblemáticos como o Planalto de Leboreiro, a zona de Lazer das Perdices, os Balneários em Bubaces, a ruta das Minas das Sombras e a Santa Eufémia, até à fronteira da Madalena.
Desempenho notável e desafios extremos
O EXP ofereceu três percursos distintos para os atletas: Black Wolf (199 kms / 6.300D+), White Wolf (169 kms / 5.200 D+) e Green Wolf (138kms / 4.750 D+). A edição deste ano destacou-se pela excelente prestação dos participantes espanhóis, que conquistaram os primeiros lugares nas três categorias.

No percurso Black Wolf, Victor Moreno (ES) do Grupo CCR-AP Motors-Lobos Averomar-Cycling, garantiu o primeiro lugar com o tempo de 13h12m54s. Santiago Malvido (ES) da Creto Bikes, venceu o White Wolf em 10h05m43s, e Nelson Costa (ES) da Extol Zambora.es., levou a melhor no Green Wolf com 10h41m59s. Juan Martínez (ES) da PATRICIOS e Carlos Almón (ES) da Bicitantes, asseguraram o segundo e terceiro lugares, respetivamente, nos percursos White Wolf e Green Wolf.
Um evento com história e autonomia total
O Extreme Peneda Xurés é conhecido pela sua singularidade. Realizado em autonomia total e orientado exclusivamente por GPS, exige dos participantes uma elevada preparação física e técnica. O evento está limitado a 180 inscrições, que esgotam anualmente, refletindo o seu prestígio e a procura por este tipo de desafio extremo. A sua realização em território transfronteiriço, unindo o Parque Natural Baixa Limia Serra do Xurés em Espanha e o Parque Nacional da Peneda Gerês em Portugal, é um dos seus maiores atrativos.
A edição de 2025 contou com 25 participantes espanhóis, provenientes de diversas províncias da Galiza, bem como de Segóvia, Cáceres, Barcelona e Tenerife. De Portugal, marcaram presença ciclistas de todo o país, e ainda um participante dos Países Baixos, sublinhando o caráter internacional do EXP.
Desde a sua primeira edição, o EXP tem percorrido diferentes locais. Em 2021, realizou-se em Lindoso, em 2022 em Castro Laboreiro, em 2023 em Lamas de Mouro, em 2024 em Soajo, e a edição de 2025 passou por Melgaço.












Comentários