top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

“Arcos Verão” traz mais de 100 eventos a Arcos de Valdevez, de julho a setembro

Atualizado: 29 de jun.

28 de Junho, 2024

Recriação Histórica do Recontro de Valdevez, Arcos Fado Fest, Feira de Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo, Festas Concelhias de Nª Srª da Lapa e Romaria de Nª Srª da Peneda são alguns dos destaques que integram a programação do “Arcos Verão” que, de julho a setembro, traz mais de 100 eventos a Arcos de Valdevez, que irão dinamizar o concelho na estação mais quente do ano.




dois homens e uma mulher numa conferência de imprensa

O “Arcos Verão” integra o programa “Quatro Estações: Arcos de Valdevez”, aposta do Município lançada em 2023, um projeto “para dinamizar a procura turística nas várias estações do ano”. Em conferência de imprensa de apresentação da programação 2024 do “Arcos Verão”, que decorreu ao início da tarde desta sexta-feira, no Paço de Giela, o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, salientou que esta programação por épocas “permite-nos transmitir que Arcos de Valdevez tem, efetivamente, uma época alta que é o ano inteiro”. Tal é possível, sustentou, “com uma programação diversificada, para vários públicos, com várias atividades, com várias áreas da cultura, tirando partido, não só, das belezas naturais do nosso concelho, mas também tirando partido da rede de equipamentos culturais e, muitas vezes, também, tirando partido da diversidade, quer dos públicos, quer das entidades que nos ajudam a fazer estas iniciativas.”

dois homens e uma mulher de pé com Paço de Giela em plano de fundo
O Paço de Giela será palco do primeiro evento do "Arcos Verão", já no próximo dia 12 de julho.

O “Arcos Verão” arranca já nos próximos dias 12 e 13 de julho, precisamente, no Paço de Giela, para mais uma Recriação Histórica do Recontro de Valdevez, evento ligado à fundação da nacionalidade. Este ano, o evento decorrerá na sexta-feira e sábado, para não interferir com a Final do UEFA EURO 2024, que será disputada no domingo, 14 de julho.

homens a cavalo num acampamento militar de época perto de um paço
Recriação histórica do Recontro de Valdevez (em 2019)

Assim, o Paço de Giela abre portas na sexta-feira, 12 de julho, pelas 17h00, com Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento, do Retiro dos Infantes e da Ladeira dos Renegados. O destaque vai para o espetáculo de Recriação Histórica “O Recontro de Valdevez de 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo), que terá lugar pelas 22h00, tanto na sexta-feira como no sábado.


São várias as atividades que poderá encontrar nestes dois dias no Paço e que podem ser usufruídas por toda a família: Guerreiro por uma hora, mesa militar pedagógica, as técnicas de falcoaria, ferro e fogo, acampamento mouro, acampamento cristão, estábulos e falcoaria, zona de jogos infantis, acampamento dos petizes, treino do guerreiro, ladeira dos renegados, praça de ofícios e um ponto fotográfico “instagramável” para tirar as melhores fotografias e publicar nas redes sociais. De recordar que haverá transporte gratuito de e para o Paço de Giela, com autocarros a circular a cada 15 minutos. A animação está garantida até às 03h00.


O próximo destaque vai para 20 e 21 de julho, que junta Arcos Fado Fest e o Festivinhão, no Campo do Trasladário, com concertos de Marco Rodrigues (20 de julho) e Sara Correia (21 de julho), Fado DJ, 21 expositores, 16 expositores de vinho e 5 expositores de produtos locais.

cartaz Arcos Fado Fest + Festivinhão

Segue-se a Feira de Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo, de 25 a 28 de julho, que alia a tradição à modernidade, com um programa dirigido a vários públicos, desde Sunset na Eira do Penedo, Soajo Outdoor Fest, Cantadeiras e Fiadeiras de Soajo, e recriação de ofícios tradicionais, como a malhada comunitária do milho, desfile da tradição, atuações de grupos folclóricos, tocatas de bombos e concertinas, e presença de vários estabelecimentos de restauração com os sabores locais.

malhada de milho numa eira de espigueiros
© visitarcos.pt

Após uma primeira edição “de sucesso”, regressa o MURARCOS – Festival de Arte Urbana, de 29 de julho a 2 de agosto, que tem como propósito o embelezamento de muros e paredes de edifícios do centro histórico arcuense, nomeadamente, entre o Largo da Lapa e o Largo da Valeta, através da intervenção de artistas plásticos, que lhes dão outra cor e vida, com o intuito de chamar à atenção para a valorização e consequente reabilitação desses locais. Na primeira edição, participaram Tiago Regg Salgado, Daniela Guerreiro e Mariana Duarte Santos. Para esta segunda edição, estão confirmados o artista português Bordalo II e Milu Corrach (Argentina). O artista local MUTES também irá intervencionar um local, que em princípio, será o “Espaço Valdevez”.

cartaz do MURARCOS com Bordalo II e Milu Correch

Momento de grande afluência de visitantes, em especial, a comunidade emigrante, as Festas Concelhias de Nossa Senhora da Lapa, regressam de 4 a 11 de agosto, com várias atrações, desde o Festival Folclórico (4 de agosto), a Festa do Emigrante (6 de agosto) com a já habitual animação a cargo de Delfim Júnior & Ympério Show, “O Mundo a Dançar” (7 de agosto), concerto de The Gift (8 de agosto), Ínsua do Vez Summer Sessions (8 a 11 de agosto), a Festa do Rio (10 de agosto), Eucaristia e Procissão (11 de agosto).


A Romaria de Nossa Senhora da Peneda, de 31 de agosto a 2 de setembro, é outro grande destaque nesta altura do ano no concelho de Arcos de Valdevez, juntando milhares de visitantes, e este ano, pela primeira vez no Santuário classificado como Monumento Nacional. O momento das “Canções à Senhora” será protagonizado por Augusto Canário, "num registo totalmente diferente daquele a que estamos habituados."

fiéis e ajudantes da missa numa romaria na Senhora da Peneda
© visitarcos.pt

Nesta programação do “Arcos Verão” cabe também o desporto, com vários eventos desportivos a decorrer:


  • 1 de julho a 2 de agosto – IV Torneio de Futsal

  • 19 de julho – Festa das Piscinas Municipais

  • 20 e 21 de julho - III Fase do Campeonato Nacional de Kayak-Polo

  • 21 de julho – Arcos de Valdevez de Ponta-a-Ponta

  • 21 de julho – PR30 – Trilho do Castelo de Santa Cruz

  • 26 a 28 de julho – 11ª Expomotor Tunning do Vez

  • 21 e 22 de setembro – XCO Campeonato do Minho BTT


A Rede de Equipamentos Culturais e Científicos do concelho propõe também várias atividades: Oficinas de Férias, De Férias na Biblioteca, Yoga, Férias com História, Visita Encenada Noturna ao Espaço Valdevez, LIVRINDIE – Feira do Livro Independente, Gastronomia Molecular, workshop de fotografia, Noite galáctica, Safari Noturno, são alguns dos destaques, cuja programação deve ser consultada nos respetivos equipamentos.

programação de julho na RECC
programação de agosto e setembro na RECC


  

Kommentarer


bottom of page