top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

ARDAL/Porta do Mezio convida a observar a Super Lua e a rota das Perseidas junto ao Baloiço do Mezio


No próximo dia 12 de agosto vão estar reunidas as condições ideais para se observar a maior chuva de estrelas do verão, denominadas Perseidas, e a Super Lua. A ARDAL/Porta do Mezio, convida, assim, os interessados a acompanhar este fenómeno natural. Inscrições até 9 de agosto.

A chuva de estrelas mais famosa do ano já se encontra a rasgar os nossos céus. Todos os anos, os meses de julho e agosto são presenteados por este fenómeno denominado de Perseidas, porque a maioria das estrelas cadentes parece vir da constelação de Perseus. Este fenómeno deve-se ao facto de o nosso planeta estar por esta altura do ano a atravessar a cauda do cometa 109/Swift-Tuttle.


Sendo possível acompanhar a chuva de estrelas de 17 de julho a 24 de agosto, prevê-se a noite mais intensa de 12 para 13 de agosto. Os céus estarão perfeitos, a lua estará em quarto minguante pelo que não irá brilhar tanto, e será possível observar mais de 100 meteoros a pincelar o céu por hora.


Num cenário perfeito para viajarmos pelo espaço e pelas histórias dos nossos antepassados, o surpreendente baloiço do Mezio será o palco ideal para observarmos a super Lua e a maior chuva de estrelas do verão, naquela que será uma das noites com maior intensidade de estrelas cadentes do ano.


Ponto de Encontro

Parque junto ao Baloiço do Mezio, Cabana Maior – Arcos de Valdevez

Coordenadas GPS

41°53’41.1″N ; 8°19’02.4″W

Hora prevista de início: 21h00

Hora prevista de fim do evento: 24h00

Preço: Adultos: 9,50 €/pax | Crianças e jovens até aos 16 anos: 5 €/pax

Data limite inscrições: 9 agosto 2022

Inscrições: 258 510 100 / portadomezio@ardal.pt



0 comentário

Comments


bottom of page