Arquitetura tradicional de Arcos de Valdevez em destaque em exposição e livro | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- 17 de set.
- 2 min de leitura
17 de setembro, 2025.
A riqueza da arquitetura tradicional de Arcos de Valdevez está em evidência. Uma exposição na Casa das Artes e um novo livro, frutos da Escola de Verão Ibérica 2024, revelam o património construtivo do concelho, com a colaboração de jovens estudantes e arquitetos.

A arquitetura tradicional de Arcos de Valdevez é a protagonista de uma nova exposição e de um livro, resultantes da Escola de Verão Ibérica de 2024. A iniciativa, que junta a Casa das Artes de Arcos de Valdevez e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, visa preservar e divulgar o património arquitetónico local.
Durante duas semanas, cerca de trinta estudantes de arquitetura, de diversas nacionalidades, exploraram o concelho para estudar e documentar exemplos de arquitetura vernacular. A experiência, com base no Santuário de Nossa Senhora da Peneda, culminou na criação de propostas de intervenção inspiradas nos modelos construtivos tradicionais, agora apresentadas ao público.
A exposição na Casa das Artes, patente até ao final de outubro, mostra o trabalho desenvolvido pelos estudantes e inclui a série fotográfica "Uma Arquitectura de Verdade", da autoria do arquiteto António Menéres. As imagens, que retratam a arquitetura de Arcos de Valdevez entre as décadas de 1950 e 2010, oferecem um valioso registo histórico.
O livro da Escola de Verão será apresentado no dia 18 de outubro, às 16h00, num evento que contará com uma visita guiada à exposição. A iniciativa faz parte do programa ARQOUT2025 – Mês da Arquitetura, coordenado pela Ordem dos Arquitetos.
A organização desta celebração do património local é uma parceria entre a Fundação Culturas Construtivas Tradicionais, INTBAU Portugal, INTBAU Espanha, o Município de Arcos de Valdevez e a Fundação Serra Henriques.












Comentários