top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Assinatura de protocolo leva "Náutica nas Escolas" a mais estabelecimentos escolares de Viana



Assinatura de protocolo entre a Darque Kayak Clube (DKC) de Viana e a Câmara Municipal de Viana do Castelo leva escola Carteado Mena, Pintor José de Brito, Abelheira e Frei Bartolomeu a usufruírem da canoagem na náutica nas escolas, a alunos do 6º, 7º e 8º anos, no primeiro período.


Esta semana foi assinado o protocolo entre a DKC de Viana e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, para a continuidade do projeto iniciado no ano letivo de 2013/2014, correspondente à náutica em contexto escolar, nomeadamente na modalidade de canoagem.



A construção do Centro de Canoagem, no âmbito do projeto Centro de Mar, teve um fortíssimo financiamento à época e veio dar dignidade a todos os jovens e crianças que pretendem praticar a modalidade de canoagem, acabando com as condições menos dignas (mas com os requisitos legais) para que mais nenhuma criança ou jovem tenha de se sujeitar a condições pouco dignas para a prática da modalidade. Sendo assim a par do Centro de Alto Rendimento do Surf, do Centro de Remo e do Centro de Vela, as únicas estruturas náuticas legais existentes no concelho de Viana.


Não se correndo assim o risco de estar em estruturas menos dignas e ilegais, e assim não cobertas nem com a possibilidade de serem acionadas por seguros, deixando crianças e jovens desprotegidos. Com edificação legal, as crianças e jovens usufruem de seguro escolar (alunos) e de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, para os atletas e praticantes de lazer desportivo.


À época, a sede da DKC de Viana foi substituída pelo edifício Centro de Canoagem, onde esta coletividade com 27 anos de existência desenvolve a sua atividade em prol dos miúdos e da comunidade contando com o apoio do município de Viana do Castelo e do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).


Nesse contexto, retomou-se a atividade da náutica nas escolas após o período pandémico e logo no primeiro período foram contempladas a escola Carteado Mena em Darque, com quatro turmas do 8.º ano, englobando 56 alunos; a escola da Abelheira em Viana com 44 alunos: a escola Pintor José de Brito com 70 alunos, e a escola Frei Bartolomeu dos Mártires com 24 alunos, contemplando cerca de 200 alunos no primeiro período.


Com este projeto, alguns alunos já engrossaram a prática da modalidade na DKC de Viana, o que lhes permite condições ímpares de excelência e hábitos de vida saudáveis.


A DKC de Viana sensibiliza preferencialmente os alunos com a prática da modalidade na água. O segundo e o terceiro período vão continuar a ter ocupação da escolas do concelho de Viana, dirigidos a outras turmas e abrangendo estas e outras escolas.





0 comentário

Comments


bottom of page