top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Autarca arcuense e Câmara do Comércio Franco-Portuguesa promovem oportunidades em Arcos de Valdevez

O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves foi convidado pela Câmara do Comércio Franco-Portuguesa para participar numa iniciativa sobre como investir em Portugal, nomeadamente em Arcos de Valdevez.




conjunto de pessoas olhando em frente, reunidas com uma apresentação atrás sobre como investir em Portugal

No evento, o autarca arcuense deu a conhecer as oportunidades existentes no concelho ao nível dos investimentos na área industrial, na construção, na agricultura, produtos locais, turismo, assim como do desenvolvimento socioeconómico que Arcos de Valdevez tem tido.


João Manuel Esteves destacou a existência de zonas industriais no concelho, as quais albergam empresas portuguesas e internacionais, referindo também que nos últimos 3 anos foram realizados, por 23 empresas, investimentos de 47 milhões de euros, que geraram mais 550 postos de trabalho.

Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez a discursar com microfone

Neste âmbito assinalou o apoio à instalação de empresas que o Município oferece, nomeadamente um conjunto de incentivos e benefícios ficais, dos quais se destacam: a isenção de derrama; preços simbólicos na aquisição de terrenos industriais; redução de 50% das taxas municipais relativas a licencia­mentos de projetos agrícolas, comerciais, industriais, turísticos e de servi­ços, bem como a Via Verde para o empreende­dor. A Câmara Municipal criou também programas de apoio e financiamento às empresas, nomeadamente o Ivestarcos e o Procom.


Na sua intervenção, o Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez lembrou também a recente criação do Inovarcos. Um espaço de promoção do conhecimento, inovação e da atividade empresarial, composto pelo IPVC/ESTG- Polo de Arcos de Valdevez, pela Incubo - Incubadora de Empresas, pelo CITIN – Centro de Interface Tecnológico Industrial, pelo Centro de Exposições, pelo CENFIM e os dois laboratórios do curso Engenharia Mecânica. Com este projeto, refere em comunicado, "a Câmara Municipal pretende promover o ensino qualificado, atividades de investigação, inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, processos e produtos, bem como reforçar a fixação, a atração de pessoas, empresas e investimento e dinamizar a economia da região."

Conjunto de pessoas sentadas numa sala, assistindo a uma apresentação na Câmara do Comércio Franco-Portuguesa

Lembrou também o reconhecimento do CITIN - Centro de Interface Tecnológico Industrial, como membro da Rede Nacional de Centros Tecnológicos e Inovação. O CITIN tem como missão promover o desenvolvimento de atividades de investigação aplicada, a transferência de tecnologia e a formação avançada, que beneficiará não só os seus associados, mas também toda a indústria do Alto Minho.


Ao nível do ensino, João Manuel Esteves referiu a existência de cursos de ensino superior no concelho através do IPVC, o ensino profissional através da EPRALIMA e do Agrupamento de Escolas e do CENFIM.


Para além destas matérias, abordou as oportunidades de investimento ao nível do Turismo (alojamento, desportos de natureza, animação turística, gastronomia, vinhos), os vários prémios e reconhecimentos que Arcos de Valdevez tem arrecadado.


O autarca também lembrou os incentivos que a Câmara Municipal promove ao nível da reabilitação habitacional, do arrendamento, à construção da habitação para jovens e a vasta oferta de equipamentos culturais e desportivos de que Arcos de Valdevez dispõe.


Não faltaram as referências aos apoios às empresas e às famílias através da redução ou isenção de taxas municipais, bem como a existência de um Gabinete de Apoio ao Emigrante na Câmara Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez concluiu dizendo que “Arcos de Valdevez é um concelho atrativo para viver, trabalhar, investir e visitar”, onde há oportunidades de investimento e qualidade de vida.







0 comentário

Comments


bottom of page