Autarca de Viana do Castelo quer criar Rede de Cidades com Elevadores e Funiculares | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Autarca de Viana do Castelo quer criar Rede de Cidades com Elevadores e Funiculares

No dia em que o Elevador de Santa Luzia completou 100 anos de existência, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo lançou um desafio para que seja criada uma Rede de Cidades com Elevadores e Funiculares que possa trabalhar “de forma conjunta para a promoção destes ícones”.




homem sentado numa carruagem de funicular

Luís Nobre, que falava na Sessão Solene comemorativa do Centenário do Elevador de Santa Luzia, defendeu um trabalho conjunto para que os poucos elevadores e funiculares (ainda em funcionamento) existentes a nível nacional possam aumentar e melhorar a sua divulgação.


Na cerimónia, o autarca referiu que o Elevador de Santa Luzia “é um ícone da nossa cidade” que está ligado a um outro ícone que é o Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus.

homem de pé, discursando junto a um ecrã

Depois de 10 meses parado devido a problemas técnicos e após um investimento municipal de mais de 400 mil euros para remodelação e modernização da infraestrutura, o responsável considerou que “valeu a pena pelo significado que é celebrar o centenário de um equipamento desta importância e amplitude”. “Este é um momento de felicidade para todos”, declarou.

vista para a cidade, onde se observa o funicular

Nos últimos 15 anos, entre 2007 e 2022, o Elevador transportou mais de 1,6 milhões de passageiros, permitindo visitar o santuário, “observar a frente atlântica e o património edificado, numa experiência única”, frisou ainda Luís Nobre. A utilização do elevador evitou ainda que cerca de cem viaturas subissem, todos os dias, o monte de Santa Luzia.

pessoas junto a um santuário

A 2 de junho de 1923 foi inaugurado o Elevador de Santa Luzia. Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no Elevador de Santa Luzia é a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 680 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue. A lotação é de 24 passageiros, onze sentados e treze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.


O Elevador de Santa Luzia foi construído "sob orientação do engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa que, em setembro de 1921, solicitou à Comissão Executiva que se atestasse da importância, valor e influência do desenvolvimento da estância de Santa Luzia para o progresso da cidade e região”.




0 comentário
bottom of page