Todos os anos, o Município de Arcos de Valdevez disponibiliza AECs (Atividades Extracurriculares) para os alunos do 1.º Ciclo, distribuídos pelos três estabelecimentos que asseguram este nível de ensino: Escola Sede, Sabadim e Távora, bem como atividades para as crianças dos Jardins de Infância, no âmbito da Componente de Apoio à Família.
"As AECs são uma parceria entre o Município e o Ministério da Educação e Tecnologia, e envolvem um total de 14 colaboradores/professores com formação específica em cada uma destas áreas de aprendizagem", refere o Município em comunicado, acrescentando que a Câmara Municipal também oferece todos os livros aos alunos que frequentam estas atividades.
A autarquia lembra que procedeu à contratação de docentes para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) Ano Letivo 2022-2023, nas áreas de Inglês, Desporto, Música, Pilates e Yoga e Sons e Tons, num investimento superior a 60 mil euros.
Naquilo que toca às atividades de Apoio à Família nos Jardins de infância de rede pública municipal, o Município promove a Animação do Livro e da Leitura, Atividades de Expressão Plástica, Atividades Desportivas, assim como Atividades de Expressão Musical. "Estas iniciativas são totalmente financiadas em exclusivo pelo orçamento municipal em prol do desenvolvimento intelectual e físico das crianças do concelho, representando um investimento na criação de uma geração desperta para os desafios futuros, e em apoio total às suas famílias", frisam.
Estes apoios às atividades dos alunos do 1.º Ciclo e dos Jardins de Infância têm um valor global de cerca de 90 mil euros.
Comments