top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Autarquia arcuense integra Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família



A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez informou hoje que aderiu à Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família, a qual promove políticas locais a favor do bem-estar das famílias.

A Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família foi criada em 2008 pela ELFAC (Confederação Europeia de Famílias Numerosas). "Os objetivos desta Confederação são representar social e economicamente os interesses das famílias com crianças, em geral, e das grandes famílias, em particular". Para além de "promover e defender os interesses das famílias", esta rede visa "influenciar as políticas públicas, informar e aconselhar as famílias e partilhar informação sobre as melhores práticas em matéria de política a nível europeu."


A Autarquia arcuense integra, desde 2021, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, entidade que assinou um protocolo com a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família.


A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez lembra que tem sido anualmente reconhecida e premiada como “Autarquia familiarmente Responsável” pelo Observatório por "implementar práticas amigas das famílias, na execução de políticas que promovem e facilitam a vida familiar e na implementação de programas e projetos que assentam na coesão social, na sustentabilidade social e económica."


Assim, o convite para participação nesta rede é "um reconhecimento do investimento que o Município tem dedicado ao desenvolvimento e à implementação de políticas de apoio à família.", considera o Município em comunicado.


Integrar a Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família tem como vantagens: aceder a uma base de dados exclusiva de boas práticas a nível europeu; publicar informação sobre a autarquia no website da rede europeia; participar nas reuniões, seminários, workshops e convenções europeias e aderir ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.


A Rede tem, assim, por objetivo "definir um padrão comum de políticas familiares de qualidade na Europa, para estabelecer a médio prazo para uma certificação europeia nesta matéria.", lê-se ainda no comunicado de imprensa.








0 comentário
bottom of page