top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Autarquia promoveu sessão de esclarecimentos com comerciantes sobre o Bairro Comercial Digital de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) promoveram, ao final do dia de ontem, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal, uma sessão com dezenas de comerciantes do centro histórico de Viana do Castelo, com o objetivo de desmistificar algumas dúvidas acerca do Bairro Comercial Digital que o Município e a AEVC pretendem implementar no concelho, ainda este ano. 





homem de pé falando com comerciantes numa sala

Numa sessão com o Vereador com o Pelouro da Inovação Digital, Ricardo Rego, juntamente com o presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior, foram apresentadas as linhas gerais do Bairro Comercial Digital que, no âmbito do PRR, ficou com uma dotação de 1,3 milhões de euros para executar até finais de 2025.


O Município irá promover o desenvolvimento e implementação das ações previstas no Plano de Ação do projeto, bem como disponibilizar os meios humanos e financeiros necessários ao seu sucesso. Já a Associação Empresarial irá ser responsável pela contratação de um Gestor do Bairro, previsto na candidatura, promovendo em conjunto com os comerciantes locais, várias medidas para formar, capacitar, divulgar e incentivar o uso das tecnologias digitais que serão disponibilizadas no Bairro.


"O projeto prevê a existência de uma loja central do Bairro que servirá como unidade central, de gestão e monitorização, para tratar de todos os assuntos relativos ao Bairro que, com sensores ambientais e plataformas de visualização de ocorrências e outras, promova uma descentralização na gestão e organização da cidade nesta área comercial. Será criado um portfolio de serviços e equipamentos mais alargado, uma identidade visual partilhada, montras digitais, um conjunto de mobiliário urbano inovador, expansão da rede pública WiFi e 5G, e outro tipo de inovações com vista à criação de um espaço tecnologicamente avançado e com alto valor para a prestação de serviços ao cidadão e ao comércio tradicional, através do desenvolvimento de novas funcionalidades, da integração das Lojas com História, entre outras novidades, como por exemplo a utilização da realidade aumentada", refere o documento.


Segundo o Vereador, o objetivo do Bairro Comercial Digital é “criar uma cultura dentro de sinergias entre a Câmara Municipal, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e os comerciantes”, com vista a “atualizar todo o processo do comércio tradicional do centro histórico, recuperando os fluxos de pessoas”, isto é, “pensar o bairro da mesma forma que se pensa os shoppings, mas ao ar livre”, conceito esse que deve perdurar para além da duração do processo de implementação do bairro.


Na sessão, foi apresentado:

- O que são os Bairros Comerciais Digitais

- Como vai ser o Bairro Comercial Digital de Viana do Castelo (Estratégia e Plano de Ação)

- O que vai ter o Bairro Comercial Digital

- Gestor de Bairro

- Cronologia até setembro de 2025

quadro com cronologia do projeto

Na altura da candidatura, para melhor apresentar o projeto, foi delineado que a área do Bairro Comercial Digital de Viana do Castelo irá desde o antigo Governo Civil até ao Largo da Feira, embora esta área não seja estanque.


“O atendimento, o contacto presencial e a forma personalizada como os comerciantes recebem os seus clientes não será substituída, mas o investimento no digital pretende melhorar experiências, modernizar, ir ao encontro do que os clientes procuram atualmente”, ressalvou a autarquia, no sentido de tranquilizar os comerciantes mais céticos quanto à transição para o digital.


Relativamente ao Gestor do Bairro, o Vereador Ricardo Rego informou que este “ainda não está escolhido”, mas de acordo com a cronologia do projeto, está prevista a seleção do gestor do bairro no primeiro trimestre de 2024. Essa seleção, explicou, “será feita por uma empresa externa de recrutamento, que irá selecionar o gestor de bairro com o perfil mais adequado”.

dois homens sentados a uma mesa a fazer uma apresentação

De modo que todos rumem em direção aos objetivos do Bairro, a Câmara Municipal e a AEVC pretendem que os comerciantes colaborem na estratégia e definição do Plano de Ação do Bairro Comercial Digital de Viana do Castelo; apoiem a Estratégia e Plano de Ação; participem com ideias novas e contributos construtivos.

três homens sentados a uma mesa, falando com a plateia
Ricardo Rego, Luís Nobre e Manuel Cunha Júnior

Na sessão, após a apresentação do projeto, e já na presença do Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, houve lugar a um momento de auscultação dos comerciantes, no qual vários reivindicaram algumas ideias e sugestões com vista a melhorar a atratividade do comércio tradicional no centro histórico da cidade, nomeadamente, iluminação adequada das ruas; limpeza das ruas e caixotes do lixo; música a tocar nas ruas do centro histórico; eventos ao longo do ano dispersos pela cidade e que atraiam famílias inteiras; decoração para tornar as ruas mais atrativas a clientes e turistas, entre outros.

pessoas sentadas numa sala a assistir a uma apresentação



0 comentário
bottom of page