Autora de Monção estreia-se na escrita com "As Histórias Arco-Íris" | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Autora de Monção estreia-se na escrita com "As Histórias Arco-Íris"

No final do ano passado, Daniela Pereira, natural de Merufe, lançou o livro “As Histórias Arco-Íris”. Esta manhã, foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa. Ambos falaram da importância da leitura na infância, dos motivos que estiveram na génese da criação do livro e do percurso feito até à sua impressão e disponibilização ao público.





homem e mulher abraçados mostrando um livro infantil

O nome “As Histórias Arco-Íris”, deve-se, segundo a autora, à tranquilidade de espírito que lhe proporciona a imagem das cores celestes e à necessidade da sociedade em construir pontes coloridas de afeto e cumplicidade, valorizando aspetos como a convivência, a amizade e a sustentabilidade.


Com chancela da editora Cordel d'Prata, “As Histórias Arco-Íris” apresentam oito contos, cada um “envolvido” numa personagem e numa cor do arco-íris. Primeiro, surgem as aventuras da joaninha Estrelinha, seguindo-se a laranjeira encantada, a rã amarela no mundo dos dinossauros e um sapo especial e charmoso, chamado Nestor.

 

Neste livro, colorido ao olhar e entretido ao ler, exploramos o fundo do oceano com o peixinho Brilhante, todo azul, conhecemos o dragão Índigo, cuja missão é salvar o planeta, e escutamos, deliciosamente, Violeta, a flor cantora. O último conto é a compilação de todas as cores, onde é possível “tocar” nos sonhos e “caminhar” pelo arco-íris.


GOSTO PELA LEITURA E PAIXÃO PELAS CRIANÇAS

 

O gosto de Daniela Pereira, hoje com 39 anos, pelo universo imaginário trazido pelas personagens e cenários dos livros, começou em França, país de acolhimento dos seus pais, onde viveu entre os 3 e os 18 anos de idade, frequentando o ensino básico e secundário.

 

Durante esse período de infância e adolescência, sempre teve um livro na mesa de cabeceira da cama ou na mala de viagem, para folhear nas viagens familiares a Monção. A afeição pela escrita e as primeiras incursões no mundo das letras, só aconteceram quando “veio de vez” para Portugal.

 

Em Portugal, Daniela Pereira licenciou-se em Educação de Infância, tendo, nesse período, enveredado pelo caminho da escrita, juntando a afinidade pela leitura com a paixão pelas crianças. Duas direções que se cruzam, carinhosamente, no interior criativo e afetivo de Daniela Pereira.

 

Neste percurso, a escritora salienta o apoio e incentivo do professor Manuel Couto, a quem dedicou o seu livro de estreia, bem como a inspiração dos livros da coletânea infanto-juvenil “Uma aventura”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, todos incluídos no Plano Nacional de Leitura.  


EMOÇÕES, CORES E ENSINAMENTOS


No preâmbulo, Karina Ferreira, refere que não existem antídotos para o desejo ardente de, em algum momento da nossa vida, regressarmos à infância, mas existem livros, como este, que nos reavivam a memória, transportando-nos para um mundo confabulado, repleto de emoções, cores e ensinamentos. “Um livro delicioso de se ler, tanto para miúdos como graúdos” , assinala.

Apesar do pouco tempo nos escaparates físicos e virtuais das livrarias Fnac, Bertrand e Wook, bem como nas papelarias/livrarias de Monção, a receção tem sido positiva e as apreciações favoráveis. Satisfeita com o arranque, Daniela Pereira está confiante no futuro deste projeto editorial, cuja proximidade ao público acontece de diferentes formas.

E, se tal acontecer, como acredita, uma nova publicação pode estar a caminho: “A pandemia deu-me tempo para escrever e trouxe-me outros motivos de inspiração. Não fugindo à literatura infantil, a minha vontade é continuar a mostrar o meu trabalho. A primeira impressão dos leitores é fundamental. Vamos ver. Tenho esperança”, remata a autora.

«Ler é voar mais alto.

Se tivermos um arco-íris no horizonte, a viagem será, ainda mais, apetecível e enriquecedora.»





0 comentário
bottom of page