top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Aventura na Montanha: Travessia Épica Liga Serras do Soajo e Peneda

Atualizado: 26 de mar.

25 de março, 2025.

Prepare-se para uma jornada inesquecível no coração do Alto Minho! No próximo dia 30 de março de 2025, aventure-se numa exigente, mas recompensadora, travessia pedestre que ligará a imponente Serra do Soajo à mística Serra da Peneda, numa experiência única através de paisagens de cortar a respiração e locais de interesse histórico e natural.


Os amantes de caminhadas e da natureza têm um encontro marcado para uma aventura memorável. A travessia entre a Serra do Soajo e a Serra da Peneda promete ser um desafio físico gratificante, oferecendo panoramas deslumbrantes sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e uma imersão na rica cultura pastoril da região.


Aventura na Montanha: Travessia Épica Liga Serras do Soajo e Peneda
Aventura na Montanha: Travessia Épica Liga Serras do Soajo e Peneda

O ponto de partida desta jornada épica será a pitoresca aldeia de Sistelo, classificada como uma das "7 Maravilhas de Portugal" na categoria Aldeias Rurais. A caminhada terá início às 8h30, junto ao emblemático pelourinho, no lugar da Igreja. A partir daí, os participantes subirão em direção aos pontos mais altos da Serra do Soajo, trilhando caminhos que outrora foram palco de intensa atividade pastoril.


Ao longo do percurso, com uma duração estimada de 7 horas e um nível de dificuldade moderado a difícil, os aventureiros terão a oportunidade de atravessar antigas brandas, autênticos núcleos de povoamento de montanha onde as comunidades pastoris se instalavam sazonalmente. Serão também visíveis as históricas armadilhas para lobos, testemunhos de um passado onde a proteção do gado era uma prioridade, e os rústicos abrigos de pastores, que ofereciam refúgio nas terras altas.


Um dos pontos altos da travessia será a chegada ao Val de Poldros, uma das brandas mais icónicas do Alto Minho, facilmente reconhecida pelas suas distintas casas de pedra circulares, que conferem ao local uma atmosfera única e ancestral.


A jornada culminará com uma visita ao Santuário de Peneda, um local de grande significado religioso e cultural, marcando o final desta notável aventura na montanha.

Com uma distância de 13 km e um ganho de elevação de aproximadamente +945 metros e -178 metros, esta travessia é recomendada para caminhantes com alguma experiência e boa condição física.


Informações Essenciais:

  • Data: 30 de Março de 2025

  • Ponto de encontro: Pelourinho, lugar da Igreja, Sistelo, Arcos de Valdevez

  • Início da caminhada: 8h30

  • Duração: Aproximadamente 7 horas

  • Nível de dificuldade: Moderado/Difícil

  • Ganho de elevação: +945 metros | -178 metros

  • Distância: 13 km

  • Locais de interesse: Brandas, armadilhas para lobos, abrigos de pastores e os picos da Serra da Peneda e do Soajo.

  • Preço: 20€

  • Recomendações: Botas de montanha, roupas confortáveis e adequadas ao clima, água e comida.

  • Inscrições: 258 510 100 / portadomezio@ardal.pt


Uma oportunidade única de desafiar os seus limites enquanto se maravilha com a beleza natural e a história da Serra do Soajo e da Serra da Peneda.

Comments


Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Doar com PayPal

Publicidade

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

©2025 Peneda Gerês TV

bottom of page