Bacalhau à Monção à mesa nos dias 24 e 25 de janeiro | Peneda Gerês TV
- Jorge da Costa

- há 2 horas
- 2 min de leitura
15 de janeiro, 2026.
O Município de Monção prepara-se para acolher a quarta edição do fim de semana gastronómico dedicado ao Bacalhau à Monção , uma iniciativa que decorre nos dias 24 e 25 de janeiro de 2026 e que mobiliza quinze restaurantes locais para celebrar uma receita exclusiva com a assinatura do prestigiado Chef Vítor Sobral.
Lançado originalmente em 2023, o Bacalhau à Monção afirmou-se rapidamente como um sucesso na culinária da região, sendo uma receita com identidade local confecionada com ingredientes típicos da terra. Segundo a nota de imprensa do evento, o prato deve a sua fama à mestria de Vítor Sobral, reconhecido pela forma como "reinterpreta e moderniza a cozinha tradicional portuguesa", elevando este peixe a um novo patamar de esmero e qualidade. Pode consultar todos os detalhes e o programa completo no portal de eventos oficial de Monção.

A programação deste certame arranca no sábado, dia 24 de janeiro, com uma sessão de degustação de acepipes de Bacalhau à Monção que terá lugar no Museu Alvarinho, entre as 12h00 e as 13h00, sendo esta uma atividade aberta a todo o público. No período da tarde, pelas 17h00, o foco vira-se para a Rota dos Espumantes, um momento de prova cega e harmonização que celebra os produtores da sub-região. Esta iniciativa, organizada pela OBI Travel & Experiences, tem um custo de dez euros que reverte integralmente para a Associação Dinamicamente, requerendo inscrição prévia através do correio eletrónico obi.travels@hotmail.com.
No domingo, dia 25 de janeiro, a agenda prossegue no Museu Alvarinho com o workshop "Tradição sem desperdício", orientado pelo Chef Rui Ribeiro a partir das 15h00. Ao longo de todo o fim de semana, os visitantes podem degustar a iguaria principal em estabelecimentos de referência como A Cozinha do Convento, A Galiza Mail'O Minho, Casa Lara, Chiote Monte da Mina, Deu-la-Deu, Firmino's, Flor do Minho, Fonte da Vila, Lagoa Verde, O Calhau, O Rosal, Paladares do Minho, Vamos Lá, Recanto D'Avó e o restaurante 7 à 7. É aconselhável notar que, no caso dos restaurantes Lagoa Verde e Recanto D'Avó, a refeição carece de marcação prévia. Para informações adicionais sobre o território e alojamento, visite o site moncao.pt.












Comentários