"Bacalhau à Monção" é a nova iguaria do concelho, com assinatura do Chef Vítor Sobral
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

"Bacalhau à Monção" é a nova iguaria do concelho, com assinatura do Chef Vítor Sobral



Nova receita, com assinatura do Chef Vítor Sobral, foi apresentada, ontem, no Palácio da Brejoeira. Entre 21 e 29 de janeiro, decorre a “Semana Gastronómica do Bacalhau à Monção”, com a participação de 22 restaurantes do concelho.

Partindo da preservação, valorização e inovação da gastronomia local, o Município de Monção apresentou, ontem, no Palácio da Brejoeira, a nova receita do “Bacalhau à Monção”, da autoria do Chef Vítor Sobral, uma referência na gastronomia nacional, conhecido por interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses.

Naquele imóvel histórico, um dos expoentes máximos do património civil concelhio, foi também apresentada a “Semana Gastronómica do Bacalhau à Monção”, que terá lugar entre 21 e 29 de janeiro, com a participação de 22 restaurantes do concelho e a colaboração do Chef Vítor Sobral.

Na preparação deste evento gastronómico, que acontece pela primeira vez, o Chef Vítor Sobral promoveu, no sábado, na EPRAMI, um showcooking aberto ao público interessado. Ontem, no mesmo local, decorreu uma ação de formação da sua receita à restauração monçanense.

Na apresentação, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, referiu que “o lançamento deste prato foi preparado pelo Município durante algum tempo, sendo a concretização de um desafio lançado pela restauração local”. A partir de agora, sublinhou, “será mais um fator diferenciador do nosso território e um veículo privilegiado para trazer mais gente a Monção”.

De forma a cativar e fidelizar os amantes da boa gastronomia, o autarca assinalou que a confeção do “Bacalhau à Monção” implica a concretização de alguns parâmetros de qualidade que terão de ser seguidos pela restauração. Assim, disse, "é fundamental que os critérios, embora exigentes, sejam rigorosamente contemplados na confeção”.

Frisando que a receita do “Bacalhau à Monção” foi como montar um puzzle, encaixando cada produto no lugar certo, o Chef Vítor Sobral revelou que “o novo prato consubstancia a premissa de uma cozinha de conforto com ar regional”, ou seja “apresenta uma silhueta inovadora, sem perder o encanto tradicional”.

O Chef acrescentou: “O segredo deste prato está na qualidade dos seus produtos e no cuidado a ter na sua confeção. É tecnicamente trabalhoso, mas de fácil elaboração. Se a receita for seguida à risca, temos em mãos algo que pode realmente fazer a diferença, contribuindo para enriquecer a culinária local”.

Confecionado com produtos locais - broa, cebola e batata - o “Bacalhau à Monção” é servido com uma fatia de barriga de porco fumada. O objetivo é que possa estar na ementa da restauração local durante todo o ano. E, se o bacalhau for demolhado nas Cascatas do Fojo, em Lara, com toda aquela água fria a correr, então, nas palavras do Chef Vítor Sobral, "estaremos perante o melhor bacalhau do mundo".


0 comentário
bottom of page