top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Bandeira Azul hasteada em todas as praias marítimas de Caminha

A Bandeira Azul da Europa foi hasteada hoje de manhã em todas as praias marítimas do concelho de Caminha, traduzindo o reconhecimento da qualidade e do prestígio das praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão. O Município continua a fazer um forte investimento também nesta área, que este ano ronda os 200 mil euros.




adultos e crianças numa praia hasteando bandeira azul

O investimento nesta área tem como objetivo "preparar cada época balnear para uma fruição de excelência, cumprindo os critérios impostos pela Associação Bandeira Azul da Europa e oferecendo à população e aos visitantes condições de acesso, limpeza e segurança, que se aliam às caraterísticas naturais privilegiadas da nossa costa", explica nota de imprensa da autarquia.


O Programa Bandeira Azul tem em vista a educação para o desenvolvimento sustentável, sendo promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. Nesta época balnear, o concelho de Caminha mantém as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas foram galardoadas com a Bandeira Azul em 2023, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

pessoas hasteando bandeira azul numa praia
Praia de Caminha

pessoas hasteando bandeira numa praia
Praia de Moledo

pessoas hasteando bandeiras na praia
Praia de Vila Praia de Âncora

As praias das Azenhas, em Vilar de Mouros; de Caminha (transição) e do Forte do Cão, em Âncora, foram também distinguidas pela Quercus com o galardão “Praia com Qualidade de Ouro”. Por sua vez, a Praia do Forte do Cão, em Âncora, conquistou novamente um galardão de excelência e exclusividade, ao ser distinguida pela Associação Zero como de “poluição zero”.


O investimento do Município reparte-se por várias rubricas, entre elas o apoio à contratação de nadadores salvadores, análises de água, candidaturas a Bandeiras Qualidade de Ouro, candidaturas à Bandeira Azul da Europa, prestação de serviço de recolha de sargaço e abertura no rio Âncora, informação com sinalética de praia, postos de primeiros socorros e instalações sanitárias, material para malas de primeiros socorros, placas de sinalética, deslocação de contentores, vistorias - Capitania / Postos de Praia, limpeza de praias e posto de praia completo no Forte do Cão.


A nota da autarquia dá ainda conta de que o Júri Nacional do Programa Bandeira Azul felicitou o Município de Caminha “pelo excelente desempenho na época balnear de 2022, que requereu envolvimento e empenho no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável como são as nossas Praias e solicita o mesmo compromisso na época balnear de 2023”.


Recorde-se que, este ano, o tema é a geodiversidade (ou diversidade geológica).

Em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas. Entretanto, em 2018 a candidatura da Praia das Azenhas, em Vilar de Mouros teve também sucesso. Desde aí, a cada ano, repetem-se com sucesso as cinco candidaturas, traduzindo-se em cinco Bandeiras Azuis.




0 comentário

コメント


bottom of page