top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Barcelos promove, este domingo, "Encontro de Ucranianos"

O Município de Barcelos promove, no próximo domingo, 17 de setembro, no Parque da Cidade, um “Encontro de Ucranianos” que pretende ser uma festa de confraternização e cultura para a qual também estão convidados todos os barcelenses. A organização apela à presença dos barcelenses para estreitar laços de união.




cartaz do evento com as cores da Ucrânia, azul bebé e amarelo, com logo do galo de Barcelos

O vasto programa preparado em articulação com a Associação “Somos Ucrânia”, e que vai decorrer a partir das 15h00, inclui a atuação do Grupo Classe Estrelinhas da Escola de Dança da Associação de Moradores da Quinta da Carreira; a interpretação de música ucraniana pelo Conservatório de Música de Barcelos: Vocal Ensemble, com a Prof. Oleksandra Stepanska; um momento musical por Nataliya Stepanska, com acompanhamento ao piano por Oleksandra Stepanska.


Após a intervenção das entidades oficiais, o programa de animação cultural prossegue com a atuação do grupo Rayvan, a declamação e um poema por Bikova Valentina, em homenagem à língua ucraniana, seguido da atuação do Grupo Partilha Magnífica, da Associação de Imigrantes da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.


No recinto do Parque haverá um espaço dedicado à venda de produtos ucranianos e estarão patentes exposições de pintura e de fotografia de artistas ucranianos. O Encontro termina com uma homenagem ao combatente ucraniano, através da declamação de um poema por Nina Petko, culminando com a audição do Hino ucraniano. A entrada é livre e aberta a toda a população.

programa do evento

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Barcelos, conta com o financiamento do Programa Nacional do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração – FAMI 102 e visa fomentar a integração da comunidade ucraniana que chegou ao nosso país, após a invasão russa do seu território.


Recorde-se que, após o início desse conflito bélico, o Município de Barcelos manifestou solidariedade para com os cidadãos ucranianos, abrindo as suas portas a cerca de trezentos cidadãos refugiados.


Das ações realizadas, destacam-se a integração e o acompanhamento dos ucranianos que permanecem no território barcelense, em áreas como a saúde, emprego e educação.

O Projeto FAMI 102 a que o Município de Barcelos se candidatou faz parte deste contexto e tem como principal objetivo a integração da comunidade ucraniana, a coesão social, a igualdade de oportunidades, e a interculturalidade.


Neste contexto, sublinhe-se a criação do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes do Município de Barcelos inaugurado em janeiro de 2023, e que funciona nos Paços do Concelho, estrutura que tem como missão prestar apoio nos processos de acolhimento e integração de migrantes, em áreas como a regularização do estatuto em Portugal, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, emprego, saúde e educação, entre outros.




0 comentário

Comments


bottom of page