Foi inaugurada este sábado, 5 de agosto, a requalificação urbana da Estrada Nacional (EN) 202, que abrange as U.F. de Souto e Tabaçô e a U.F. de Guilhadeses e Santar, no concelho de Arcos de Valdevez.
O investimento municipal na ordem dos 350 mil euros veio beneficiar a circulação rodoviária e aumentar a segurança rodoviária neste troço que abrange estas freguesias. Através desta via é melhorada a ligação ao Parque Empresarial de Mogueiras.
Depois das obras de melhoria das infraestruturas de água, saneamento, fibra ótica e da beneficiação do pavimento, a presente empreitada teve como objetivo a beneficiação das bermas e sobrelarguras numa extensão de cerca de 1,5 Km (U.F. Souto e Tabaçô e U.F. Guilhadeses e Santar), por forma a melhorar a mobilidade pedonal e segurança viária.
Esta obra faz parte de um grupo de mais de 20 intervenções que estão a ser executadas pela Câmara Municipal em várias freguesias. O Executivo tem como objetivo infraestruturar a passagem até à ponte em Sertã, melhorando toda a rede de saneamento e repavimentação. A estrada que liga a EN 202 à EN 101 “tem uma importância muito grande para o concelho, pois temos aqui uma infraestrutura que é um dos equipamentos desportivos de referência no nosso concelho [G.D. de Guilhadeses], mas também temos a ligação entre dois espaços industriais: este espaço que temos aqui nas Mogueiras e o espaço em Paçô, fora aquele espaço que a Câmara pretende também adquirir na Prova para fins industriais”, salientou o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, aquando da inauguração.
Eugénio Fernandes, Presidente da U.F. de Guilhadeses e Santar indicou que “estas obras eram uma missão que União de Freguesias de Guilhadeses já tinha há muito tempo, e que, numa primeira fase já tínhamos feito a obra até próximo do limite com Tabaçô, e agora esta segunda fase, que hoje estamos a inaugurar, veio terminar o melhoramento das bermas e também das valetas, para dar mais segurança aos peões e aos automobilistas, uma vez que a requalificação ficou bem feita”, considerou. “Era uma missão que nós tínhamos há muitos anos, que foi concretizada hoje”, frisou o autarca.
A U.F. de Guilhadeses e Santar está a instalar coletores de saneamento na EM 1317 em Santar, que vai servir cerca de 80% da freguesia, sendo que a parte de baixo da freguesia de Souto irá também beneficiar desta obra, “uma necessidade básica que tínhamos há muito tempo e que não existia”, referiu o Presidente da U.F., indicando que o investimento nessa empreitada ronda um milhão de euros. Vai ainda ser igualmente requalificada a rede viária, num investimento de cerca de cerca de 200 mil euros.
Glória do Carmo Alves, Presidente da U.F. de Souto e Tabaçô, mostrou-se “satisfeita” com a obra, porque “ficamos sempre satisfeitos quando é para beneficiar os utentes, seja em que ramo for”, considerou, referindo que a obra agora inaugurada permite que os automobilistas tenham “maior visibilidade, e também para as pessoas que andam a pé, que se dirigem para a zona industrial das Mogueiras.” A autarca frisou que esta era uma obra “há muito esperada” e que é uma “mais-valia que vem beneficiar a população”.
Comments